Haneda caminha para se tornar o 3º aeroporto mais movimentado do mundo

Em 2013, cerca 68,74 milhões de pessoas utilizaram o aeroporto que caminha para ser o 3º mais movimentado do mundo.

Do Mundo-Nipo

O aeroporto de Haneda, no centro de Tóquio, estabeleceu um novo recorde de número de passageiros e “caminha para se tornar o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo”, é o que aponta o Ministério dos Transportes do Japão nos dados divulgados na última terça-feira, no qual afirma que 68,74 milhões de pessoas utilizaram o aeroporto durante o ano de 2013.

 

Aeroporto de Haneda: Terminal 1 (Foto: Wikimedia)
A estimativa é que o número aumente ainda mais, já que o aeroporto adicionou mais 30 voos internacionais diários (Foto: Wikimedia)

 

O número representa uma alta de quase 2 milhões à frente do recorde anterior, estabelecido em 2007. Após esse pico, o número de passageiros caiu após a crise financeira global, em 2008, vindo a sofrer nova retração em março de 2011, depois do terremoto e tsunami que devastou parte do nordeste japonês.

O ministério disse que o aumento da frequência começou após o aeroporto ter inaugurado uma quarta pista, em 2010, bem como a adição de mais slots para voos domésticos e internacionais.

A estimativa é que o número aumente ainda mais, já que o aeroporto adicionou mais 30 voos internacionais diariamente. Espera-se que os voos internacionais atinjam a marca 90.000 até o final de março. O objetivo do aeroporto é aumentar o número de voos para os Estados Unidos e países da Europa.

“É possível [para Haneda] superar a marca de 70 milhões em 2014 e se tornar um dos três maiores aeroportos do mundo em termos de viajantes anuais”, disse uma autoridade representante do Ministério dos Transportes.

Já no aeroporto de Narita, localizado a cerca de uma hora a leste do centro de Tóquio, o número de passageiros totallizou 35,38 milhões em 2013, o segundo maior número já registrado, de acordo com a operadora Narita International Airport Corp.

Outros grandes aeroportos no Japão também têm seus números de passageiros elevados, registrando altas de 6 a 10 por cento em 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão começa a investigar suposta fraude no maior site de bitcoins

Next Article

Brasileiro é indiciado por roubar 24 toneladas de aço de construtora no Japão

Related Posts