Japão começa a investigar suposta fraude no maior site de bitcoins

O conteúdo da plataforma MtGox japonesa do bitcoin, maior site do mundo em volume de compra e venda de moeda virtual, desapareceu na terça-feira.

Do Mundo-Nipo

O governo japonês começou a investigar nesta quarta-feira (26) o maior site do mundo em volume de compra e venda da moeda virtual, a plataforma de bitcoin MtGox, que teve seu conteúdo desaparecido na terça-feira, antes que a empresa publicasse um breve comunicado anunciando “o encerramento de todas as transações”. A suspensão da operação surpreendeu os investidores que praticam esse novo tipo de transação monetária.

 

Bitcoin (Foto: SXCPhotos)
Plataforma de compra e venda da moeda virtual bitcoin saiu do ar após rumor de fraude (Foto: SXCPhotos)

 

As informações foram publicadas oficialmente depois do agravamento da crise desta plataforma, que tem sede em Tóquio. Segundo informou a agência France Press (AFP), a MtGox suspendeu as transações em 7 de fevereiro. Os clientes que investiram em bitcoin em sua plataforma temem terem sido enganados.

Em comunicado, o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, explicou que “o ministério das Finanças, a Agência de Serviços Financeiros e a polícia investigam para tentar entender o problema em seu conjunto”.

As autoridades foram obrigadas a reagir após a divulgação de um documento na internet da MtGox, apresentado como um “plano para sair da crise”, no qual garante ter sido vítima de um roubo de hackers de 750.000 bitcoins, o equivalente a 450 milhões de dólares, detalhou a AFP.

Trata-se da primeira reação oficial das autoridades do país, que até agora haviam se negado a fazer comentários sobre este novo setor que escapa das regulações tradicionais.

Ainda de acordo com a AFP, o bitcoin, cujo valor é mais volátil que o das moedas tradicionais, como o dólar e o euro, subiu nas plataformas onde é negociado.

Preocupações com fraude também existem nos Estados Unidos. Segundo o Wall Street Journal, um procurador de Nova York convocou representantes da MtGox, que realiza atividades no país.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

PlayStation 4 é o console mais vendido da semana no Japão

Next Article

Haneda caminha para se tornar o 3º aeroporto mais movimentado do mundo

Related Posts