Bolsa de Tóquio fecha em baixa com valorização do iene

A alta do iene frente ao dólar impulsionou a realização de lucros entre os investidores.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio recuou nesta terça-feira (26), influenciada pelo avanço do iene frente ao dólar no pregão de hoje, o que impulsionou a realização de lucros entre os investidores depois de forte ganhos nas últimas sessões.

O índice Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na Bolsa de Tóquio, recuou 93,03 pontos (0,59%), fixando-se nos 15.521,22 pontos. Trata-se apenas da segunda queda em 12 sessões de ganhos do índice.

O volume nesta sessão foi de 1,56 bilhões de ações negociadas, em linha com a tendência das últimas três semanas.

A moeda norte-americana não conseguiu manter o patamar de 104 ienes de segunda-feira, conquistado com a repercussão do discurso da presidente do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, sobre o processo de aumento da taxa de juros dos EUA, previsto para meados de 2015. Nesta terça-feira, o dólar operou em queda durante todo o pregão japonês e estava cotado a 103,86 ienes, às 3h (horário de fechamento da Bolsa de Tóquio).

O dólar mais fraco prejudica os exportadores asiáticos, que têm mais dificuldade em aumentar os preços no exterior, o que estreita a margem de lucro.

Nesta sessão, as ações da Honda Motors recuaram 0,9%, enquanto a Sumitomo Realty & Development teve perdas de 1,0% nos seus papes. A Mitsui Fudosan terminou em queda de 1,6%.

Um relatório da Nomura Securities ajudou o setor da construção civil no pregão. A instituição reavaliou positivamente a recomendação de compra da Kajima, que fechou em alta de 4,2%. Analistas da Nomura citaram um cenário mais favorável para a construção, com projetos como o trem bala japonês, que deve sair do papel a partir de outubro. Outras ações do setor também se destacaram: Tekken Corp ganhou 4,2% e Kumagai Gumi subiu 5,3%.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Mais de 100 menores desenvolveram câncer de tireoide em Fukushima

Next Article

Premiê japonês vai anunciar novo gabinete no início de setembro

Related Posts