Toyota caminha para fechar o ano como líder global de vendas de veículos

As vendas globais da Toyota totalizaram mais de 7,49 milhões de veículos no período de janeiro a setembro.

A Toyota está perto de fechar mais um ano como a maior montadora de automóveis do mundo em nível de vendas globais de automóveis, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira (26) pela montadora japonesa.

As vendas globais da Toyota totalizaram 7.498 milhões de veículos em três trimestres, ou seja, de janeiro até setembro. Entretanto, o número representa um recuo de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas o suficiente para ultrapassar a Volkswagen, que havia tomado a posição de número 1 da montadora japonesa no primeiro semestre deste ano.

Já as vendas da Volkswagen somaram 7,43 milhões de veículos, ficando quase inalterado em relação ao mesmo período no ano anterior, enquanto a General Motors (GM) vendeu 7,2 milhões de veículos, uma queda de 1%. Ambas as montadoras lançaram seus resultados no início deste mês.

A Volkswagen ultrapassou a Toyota no semestre de janeiro-junho, no que representou a primeira vez que a montadora alemã figurou como a maior montadora em volume vendas. Até então, as vendas globais da Volkswagen davam sinais de um crescimento contínuo, até surgir o escândalo dos testes de emissão de poluentes.

A maior montadora de carros da Europa está enfrentando agora sua maior crise de negócios nos seus 78 anos de história após admitir, no mês passado, que instalou um software em veículos a diesel para enganar a fiscalização dos Estados Unidos sobre o verdadeiro nível de emissão de toxinas, o que provocou uma forte desaceleração na demanda por veículos da Volkswagen e acabou beneficiando montadoras rivais, como a própria Toyota que recuperou seu posto de maior montadora do mundo.

A norte-americana General Motors se manteve no topo das vendas globais por mais de sete décadas, até ser superada pela Toyota em 2008. A GM retomou a coroa de vendas em 2011, logo após o terremoto de magnitude superior a 9 graus desencadear um gigantesco tsunami e devastar quase todo o nordeste japonês, o que provocou a interrupção na produção da montadora japonesa.

Em 2012, no entanto, a Toyota fez seu grande retorno ao topo das vendas, onde se mantém desde então. Em 2014, a montadora número 1 do mundo vendeu 10,23 milhões de veículos. No mesmo período, a Volkswagen vendeu 10,14 milhões, enquanto a GM ficou em terceiro, com 9,92 milhões. Fontes: Agência Kyodo | Agência AP.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Keiko Aoki 26 10 2015 Foto Kyodo 900x600 25032016jpg

Suposta prova de inocência obriga Japão a soltar casal que ficou preso por 20 anos

Next Article

Dólar fecha em alta após 2 quedas seguidas e vai a R$ 2,91

Related Posts