Cidade no leste do Japão emitirá alertas sobre desastres em português

A iniciativa é da prefeitura de Oizumi, que abriga um grande número de residentes brasileiros.
Cidade japonesa Oizumi Foto Reproducao YouTube PonjaDeJapon
Cidade japonesa Oizumi (Foto: Reprodução/YouTube/PonjaDeJapon)

Uma cidade da província de Gunma, no centro do Japão, planeja implantar um sistema automático de tradução para o português em seu serviço de alertas de desastres naturais, que inclui orientações sobre evacuações e pontos de abrigos.

A cidade em questão é Oizumi, que abriga um grande número de estrangeiros, sendo os brasileiros representando a maioria. De acordo com o governo local, estrangeiros correspondem a 17% da população local, enquanto mais de 13 mil brasileiros residem nesse município.

Essa estatística levou a prefeitura de Oizumi decidir pela adoção do sistema, que traduz automaticamente em português orientações sobre desastres.

A meta é iniciar o novo serviço no ano fiscal de 2017, que começa em março, conforme noticiou a ‘NHK’, que não deu detalhes se o novo sistema se estenderá a outros idiomas.

Oizumi, a cidade brasileira no Japão
Com cerca de 40.000 habitantes, Oizumi é considerada um importante centro industrial na província de Gunma.

O município se tornou um dos principais destinos dos brasileiros no início da década de 1990, durante a migração dos decasséguis, termo usado no Japão para designar trabalhadores estrangeiros.

Em pouco tempo, Oizumi ficou conhecida em todo o país como a “Cidade Brasileira”, dada não só a grande quantidade de residentes brasileiros, como a estrutura que se criou, com a avenida principal da cidade abrigando comércio e prestadores de serviços exclusivos para os brasileiros.

Total
0
Shares
Previous Article
AirPod fone da Apple Divulgacao

Apple adia lançamento de novo fone sem fio

Next Article
Ilha vulcanica Nishinoshima Fotos Distribuicao Montagem MN

Pesquisadores exploram ilha vulcânica recém formada ao sul de Tóquio

Related Posts