Notícias

Cidade no leste do Japão emitirá alertas sobre desastres em português

Cidade japonesa Oizumi (Foto: Reprodução/YouTube/PonjaDeJapon)

A iniciativa é da prefeitura de Oizumi, que abriga um grande número de residentes brasileiros.

Uma cidade da província de Gunma, no centro do Japão, planeja implantar um sistema automático de tradução para o português em seu serviço de alertas de desastres naturais, que inclui orientações sobre evacuações e pontos de abrigos.

A cidade em questão é Oizumi, que abriga um grande número de estrangeiros, sendo os brasileiros representando a maioria. De acordo com o governo local, estrangeiros correspondem a 17% da população local, enquanto mais de 13 mil brasileiros residem nesse município.

Essa estatística levou a prefeitura de Oizumi decidir pela adoção do sistema, que traduz automaticamente em português orientações sobre desastres.

A meta é iniciar o novo serviço no ano fiscal de 2017, que começa em março, conforme noticiou a ‘NHK’, que não deu detalhes se o novo sistema se estenderá a outros idiomas.

Oizumi, a cidade brasileira no Japão
Com cerca de 40.000 habitantes, Oizumi é considerada um importante centro industrial na província de Gunma.

O município se tornou um dos principais destinos dos brasileiros no início da década de 1990, durante a migração dos decasséguis, termo usado no Japão para designar trabalhadores estrangeiros.

Em pouco tempo, Oizumi ficou conhecida em todo o país como a “Cidade Brasileira”, dada não só a grande quantidade de residentes brasileiros, como a estrutura que se criou, com a avenida principal da cidade abrigando comércio e prestadores de serviços exclusivos para os brasileiros.

Comentários