Japão planeja cortar gastos com a saúde dos idosos em 2018

Despesas médicas com idosos têm aumentado acentuadamente devido ao rápido envelhecimento populacional.
Consulta medica Foto Stockvault 900x550 min
Stockvault Photos

Atualizado em 28/10/2017 – às 18h09


Na composição do orçamento para o ano fiscal de 2018, o Ministério das Finanças do Japão apresentou um plano de contenção de despesas com a Seguridade Social, principalmente uma forte redução nos gastos médicos com idosos, informou nesta sexta-feira (27) a imprensa japonesa.

Segundo a emissora estatal japonesa ‘NHK’, despesas com seguridade social, que abrange a saúde, a previdência e a assistência social do cidadão, têm aumentado acentuadamente devido ao rápido envelhecimento populacional no Japão, país dono da maior porcentagem de idosos em relação à proporção da população total, ou seja, pessoas com idade a partir dos 65 anos representam cerca de 34% da população japonesa, estimada em 127,1 milhões, incluindo residentes estrangeiros.

Além disso, Japão tem a maior população de centenários do planeta, totalizando o recorde de 67.782 mil pessoas com idade a partir de 100 anos, segundo dados divulgados pelo governo do país no mês passado.

Mediante isso, as despesas médicas com idosos e gastos com benefícios/previdência, bem como com outros serviços de assistência que compõe a seguridade social, perfazem cerca de um terço dos gastos governamentais ao ano. Cortar essas despesas sem prejudicar os idosos representa um dos grandes desafios existentes para o governo, destaca a ‘NHK’.

O projeto foi apresentado na quarta-feira (26) ao Conselho de Política Fiscal e Econômica. O documento propõe cortes nas remunerações por tratamentos médicos pagas pelo governo a hospitais

Na proposta, o governo indica que essas remunerações deveriam ser cortadas em quase 9 bilhões de dólares, detalha a emissora estatal japonesa.

O documento menciona ainda que essas despesas médicas são fontes de renda para médicos e que elas têm aumentado enquanto os salários em empresas privadas e os preços das commodities permanecem praticamente estáveis.

Para tanto, o plano propõe um aumento adicional no teto de 10% para o pagamento feito por idosos com 75 anos ou mais, conforme noticiou a ‘NHK’, acrescentando que o documento consta ainda que esse teto será eleva gradualmente para 20%.

Segundo a agência de notícias ‘Kyodo’, o governo deseja, em parte, pagar menos aos hospitais e médicos privados, mas que os mesmos continuem disponibilizando assistência médica aos idosos em proporção próxima a que recebiam anteriormente.

Contudo, o documento não detalha como seria essa proporção, como também não estabelece regras que assegurem os cidadãos idosos receberem correta e integralmente os cuidados médicos, já que as instituições de saúde receberão menos para disponibilizar tratamentos médicos de qualidade, o que custa muito caro no Japão, conforme noticiou a agência japonesa.

Do Mundo-Nipo

Total
0
Shares
Previous Article
Tsunami de 2011 no nordeste do Japao Foto Reproducao YouTube 900x600 2 min

Barco que sumiu no tsunami de 2011 aparece em Okinawa

Next Article
Prototipo Infiniti Q50 ProPilot Foto Nissan 900x600 min

Nissan testa protótipo autônomo Infiniti Q50 nas ruas de Tóquio

Related Posts