Taxa de desemprego no Japão é a mais baixa em 20 anos

Somente em Tóquio, havia 182 postos de trabalho disponíveis para cada 100 pessoas em busca de emprego em outubro.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

A taxa de desemprego no Japão recuou ao seu nível mais baixo em cerca de duas décadas, fixando-se em outubro em 3,1% a um ajuste sazonal, o que representa queda de 0,3 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto a disponibilidade de emprego no país continua em seu nível mais alto em 24 anos, informou nesta sexta-feira (27) o governo do país, sinalizando que o mercado de trabalho japonês enfrenta falta de mão de obra em meio a uma crescente oferta de empregos.

De acordo com dados do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, o número de desempregados em outubro situou-se em 2,08 milhões, o que representa um decréscimo de 250 mil em relação ao mês anterior e o 65º declínio mensal consecutivo. Trata-se da taxa mais baixa desde julho de 1995.

Por sua vez, o número de pessoas empregadas aumentou pelo 11º mês seguido, fixando-se em 64,32 milhões, ou seja, o mercado de trabalho no Japão viu um acréscimo de 420 mil pessoas empregadas em outubro na comparação com o mesmo do ano passado.

Em relação a trabalhadores de meio período e aqueles com contrato temporário, o número situou-se em cerca de 20 milhões de pessoas empregadas em outubro, alta de aproximadamente 170 mil quando comparado com um ano antes.

Dados separados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social mostraram que a relação entre oferta de trabalho e candidato subiu 0,1 ponto porcentual, situando-se em 1,24 em outubro ante 1,23 em julho, ou seja, havia no país 124 empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho. O número representa o nível mais alto já registrado no país desde janeiro de 1992.

Em Tóquio, o índice oferta e procura situou-se em 1,82, ou seja, em outubro tinha 182 postos de trabalho para cada 100 pessoas a procura de emprego.

Fonte: MNI News | Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar fecha em queda com incertezas fiscais e políticas no Brasil

Next Article

Japão adota estímulos adicionais de gastos para revitalizar a economia

Related Posts