Tóquio e Seul se preparam para discutir polêmico tema sobre escravas sexuais

Os dois países tentarão chegar a um acordo sobre o drama histórico das mulheres submetidas à escravidão sexual pelo exército japonês.
Bandeiras de Japao e Coreia do Sul Imagem Edicao de arte MN size 740x450 12 2015

Os ministros das Relações Exteriores do Japão e da Coreia do Sul iniciaram neste domingo (27) os preparativos para uma esperada reunião bilateral que será realizada na segunda-feira (28). O aguardado encontro tem como objetivo chegar a um acordo sobre o drama histórico das mulheres submetidas à escravidão sexual pelo exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

Os ministros se reunirão em Seul para abordar o tema das “mulheres de conforto”, um eufemismo utilizado pelos japoneses para se referir à prática do exército imperial, um tema que abalou as relações entre os dois países durante décadas, conforme noticiou a agência de notícias AFP.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, sustenta que a questão continua sendo “o maior obstáculo” para que ambos os países possam ter relações amistosas.

No mês passado Abe e a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, realizaram uma cúpula bilateral em Seul, na qual decidiram acelerar as negociações para solucionar o assunto.

Segundo vários historiadores, 200.000 mulheres, principalmente coreanas, mas também chinesas, indonésias e de outras nacionalidades, foram submetidas à escravidão sexual pelo exército japonês. Na Coreia do Sul restam 46 sobreviventes.

O Japão emitiu uma declaração em 1993 expressando suas “sinceras desculpas e arrependimento” às mulheres que sofreram “uma dor imensurável, incurável do ponto de vista físico e psicológico pelos ferimentos depois de terem sido usadas como ‘mulheres de conforto'”.

Desde que ambos os países normalizaram suas relações, em 1965, o Japão entregou cerca de 800 milhões de dólares em subsídios ou empréstimos a sua antiga colônia.

Mas Seul quer que o Japão formule uma nova declaração para pedir perdão às mulheres escravizadas nos prostíbulos do exército imperial e que indenize as sobreviventes.

Antes desta reunião, Park havia se negado a se sentar para negociar se o Japão não condenasse antes os crimes ocorridos durante a guerra e a ocupação, entre 1910 e 1945.

A reunião de alto nível contará com a presença do encarregado de assuntos do Nordeste da Ásia no ministério coreano, Lee Sang-Deok, e do representante japonês, Kimihiro Ishikane.

(Da Agência AFP)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Nintendo 2DS com pacote Pokemon Foto Divulgacao size

Nintendo lançará novos 2DS em celebração ao 20º ano de Pokémon

Next Article
Cristiano da Silva Imagem Reproducao YouTube size

Brasileiro faz 3 gols e coloca Kashiwa na semifinal da Copa do Imperador

Related Posts