BC do Japão adia prazo para meta de inflação e mantém política monetária

O BC japonês avalia que a meta de 2º de inflação só vai chegar em meados de 2017 ou no começo de 2018.
Banco do Japao Foto Aflo Images 900x600 28 04 2016
©Aflo Images

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) decidiu nesta quinta-feira (28) adiar o prazo de o país atingir a meta de 2% de inflação estável ao ano, considerando que não a alcançará até meados de 2017 ou mesmo no início de 2018. Além disso, o BC japonês manteve inalterada sua política monetária, contrariando as expectativas do mercado por novas medidas de estímulos, diante da demanda global fraca, do iene forte e da fraqueza do consumo doméstico, fatores que têm ameaçando os esforços do governo para reacender o crescimento da terceira maior economia do planeta.

Até agora, o BoJ sustentava que esse objetivo inflacionário poderia ser uma realidade na primeira metade do próximo ano. No entanto, ao término de sua reunião mensal de dois dias, o comitê de política monetária do BoJ revisou novamente sua previsão de inflação para o atual exercício, que conclui em março de 2017, e para o próximo.

O BoJ estima agora que, neste ano fiscal, a inflação será de 0,5% em média anualizada, contra 0,8% previsto em janeiro, e que será de 1,7%, ao invés de 1,8%, no exercício seguinte.

A entidade considera que, por enquanto, a inflação se mantém estável na terceira maior economia do mundo devido aos efeitos do barateamento dos preços do petróleo.

No entanto, o BoJ considera que os preços dessa commodity “subirão moderadamente” em breve, o que “acelerará” o ritmo da inflação no arquipélago.

A entidade vem implementando desde 2013 um programa de compra em massa de ativos com o objetivo de encerrar um ciclo deflacionário que afetou o país durante quase duas décadas.

Manutenção da atual política monetária
Nessa mesma reunião mensal, o BoJ decidiu, por oito votos contra um, manter inalterado o volume anual do programa de compras de ativos em 80 trilhões de ienes (US$ 718 bilhões), uma medida destinada a expandir a base de dinheiro em circulação para estimular o crescimento e a inflação.

Como ocorreu em encontros anteriores, o único dirigente contrário à manutenção do volume atual foi Takahide Kiuchi.

O BoJ também deixou inalterada a taxa de juros negativa em 0,1% (a taxa é cobrada sobre alguns depósitos de bancos comerciais custodiados junto ao banco central). A medida foi tomada por sete votos a dois.

A taxa negativa entrou em vigor em fevereiro como mais uma ferramenta do BoJ para estimular a atividade econômica e turbinar a inflação. A ideia é forçar os bancos a tirarem o dinheiro parado junto ao BC japonês e emprestá-lo ao mercado. Os dois membros do conselho de política monetária que votaram contra os juros negativos pediram para que a taxa volte ao território positivo, em 0,1%.

A decisão da autoridade monetária japonesa ocorreu apesar de uma maior deterioração no cenário econômico do Japão desde a reunião de política monetária anterior, realizada em meados de março.

A economia do Japão corre o risco de encolher no primeiro trimestre deste ano, assim como no período anterior. Trabalham contra a economia do país a falta de confiança dos consumidores e, recentemente, os fortes terremotos ocorridos do início deste mês no sul do país, que estão minando os esforços da administração do primeiro-ministro Shinzo Abe para impedir que o país volte aos tempos de deflação e estagnação econômica em que esteve recentemente por mais de uma década.

Fontes: Jornal Valor Econômico | Agência EFE | MNI News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Toyota emblema vermelho Foto Ebay Stockvault 900x600 28 04 2016

Toyota encerra ano fiscal de 2015 como líder mundial em vendas de veículos

Next Article
Golden Week Foto Stockvault 900x600 20 04 2016jpg

Feriado japonês Golden Week

Related Posts