Aliança Renault-Nissan e Daimler vai investir US$ 1,36 bi em carros compactos

As montadoras vão construir uma nova fábrica com capacidade de produção de 300.000 veículos.

Do Mundo-Nipo

A Renault-Nissan e a Daimler AG  vão investir 1 bilhão de euros (1,36 bilhão de dólares) para desenvolver carros compactos e construí-los em uma fábrica no México, divulgaram as empresas na sexta-feira (27), em um passo que aprofunda a cooperação entre as marcas Mercedes e Infiniti.

 

Aliança Renault-Nissan e Daimler (Foto: Divulgação)
Dieter Zetsche e Carlos Ghosn durante o anuncio do investimento (Foto: Divulgação)

 

As montadoras, que irão partilhar os custos para a joint venture, afirmaram que vão construir uma nova fábrica com capacidade de produção de 300.000 veículos em Aguascalientes, no México, onde a Nissan já tem uma fábrica.

As companhias gerarão 5.700 empregos (incluindo engenharia, funcionários da linha de produção e de administração) quando a fábrica alcançar sua capacidade máxima, prevista para 2021. Além disso, o elevado índice de integração da produção deverá aumentar significativamente a base de fornecedores mexicanos.

Carlos Ghosn, Chairman e CEO da Aliança Renault-Nissan, afirmou que: “O desenvolvimento conjunto de veículos compactos premium e a produção compartilhada em Aguascalientes representam um dos maiores projetos entre Aliança Renault-Nissan e a Daimler. Isso também mostra como nossa colaboração, que começou na Europa, se tornou global”.

Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, disse que: “Em Aguascalientes, vamos levar nossa parceria bem sucedida para um novo nível, combinando as habilidades das duas empresas, Daimler e Nissan, em uma unidade de produção. Apenas quatro anos após iniciarmos nossa cooperação, a decisão de se construir uma nova planta é um marco”.

A colaboração próxima entre Infiniti e Mercedes-Benz em todos os estágios de desenvolvimento, da pesquisa avançada e design à produção, vai assegurar que os veículos feitos dentro deste projeto serão claramente diferentes entre si em termos de design de produto e especificações.

 

Quatro anos de colaboração crescente

A cooperação industrial Franco-Nipo-Germânica entre a Daimler e a Aliança Renault-Nissan começou em abril de 2010, com três pilares inicialmente focados na Europa. Desde então, o portfólio foi expandido para 12 projetos significativos, incluindo iniciativas importantes das Américas ao Japão.

Na quinta-feira (26), a Infiniti e a Daimler anunciaram a produção de motores de quatro cilindros a gasolina em Decherd, no Tennessee, nos EUA. Com uma capacidade de produção anual de 250 mil unidades, a fábrica de Decherd produz motores que equipam tanto os carros da Classe C, da Mercedes-Benz, quanto os Infiniti Q50.

Ao longo deste ano, a Aliança e a Daimler iniciarão a venda da próxima geração de carros urbanos smart e Twingo, desenvolvidos em plataforma compartilhada. O Twingo e o smart de quatro lugares estão sendo produzidos na nova fábrica da Renault em Novo Mesto, na Eslovênia, e o smart de dois lugares em Hambach, na França.

Mais detalhes podem ser conferidos no release da Nissan.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão estuda reforma tributária corporativa

Next Article

Confira o trailer do live-action da franquia de horror 'Fatal Frame'

Related Posts