Japão amplia sanções contra Coreia do Norte

O pacote de sanções incluiu 9 novas pessoas físicas e 5 empresas, inclusive duas chinesas.
Kim Jong Un Foto Reproducao KCNA 900 600 04 03 2016 02
Kim Jong-Un | Foto: Arquivo / KCNA

O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira (28) que decidiu ampliar as sanções contra a Coreia do Norte, especialmente contra várias instituições financeiras, empresas de comércio e transportes, informou a agência russa Sputnik citando a emissora estatal japonesa ‘NHK’ como fonte.

O pacote de sanções incluiu 9 novas pessoas físicas e 5 empresas, inclusive duas chinesas – o Bank of Dangdong e a companhia de transportes Dalian Global Unity Shipping Agency Co., Ltd.

Até agora, as sanções, ou seja, o congelamento de fundos e contas, tinham a ver somente com as empresas e pessoas relacionadas diretamente com o programa nuclear e de mísseis do regime do líder norte-coreano Kim Jong-un.

Porém, a partir de agora, as medidas restritivas também se aplicarão às empresas financeiras ligadas à sustentação logística da Coreia do Norte, transporte, comércio, inclusive a venda de carvão (que é uma das principais fontes de receita do orçamento norte-coreano) e o fornecimento de artigos de luxo.

De acordo com as sanções contra Pyongyang que estão atualmente em vigor no Japão, é proibido o transporte de balsa entre os dois países, a entrada de navios norte-coreanos nos portos japoneses e todos os tipos de importações e exportações.

No início do verão, o Japão reforçou as medidas de inspeção dos navios para impedir que entrassem na Coreia do Norte quaisquer materiais e equipamentos que pudessem ser usados na construção de mísseis ou armas nucleares. Ademais, os dois países não têm relações diplomáticas.

Segundo a ‘Sputnik’, em 4 de julho, a Coreia do Norte afirmou ter efetuado um lançamento bem sucedido do míssil balístico intercontinental Hwasong-14 que atingiu uma altitude de 2802 quilômetros e sobrevoou a distância de 933 km.

Os militares sul-coreanos acreditam que, caso o míssil tivesse sido lançado pela trajetória comum (em vez da “de suspensão”), ele teria percorrido uns 7-8 mil km, o que quer dizer que se for lançado do porto norte-coreano de Wonsan, poderá atingir alvos no Alasca e em Seattle.

Total
0
Shares
Previous Article
Violencia contra mulher Foto Stockvault 28 07 2017

Uma em cada 6 mulheres no Japão é vítima de violência, diz pesquisa

Next Article
Robo gigante de combate dos EUA Foto Reproducao

EUA testam robô gigante que lutará contra robô japonês

Related Posts