Notícias

Tufão Jongdari deixa o Japão em alerta máximo

Tufão Jongdari está praticamente sobre o Japão | JMA

A Liga Japonesa de Futebol adiou três partidas previstas para hoje por conta da chegada do poderoso tufão.

O Japão está em alerta máximo diante da eminente chegada do poderoso tufão Jongdari, que deve tocar a terra amanhã (29) na faixa central ou oeste do país, região ainda muito afetada pelas recentes fortes chuvas que deixaram mais de 200 mortos.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) emitiu alertas para as regiões ocidentais diante da possibilidade que as fortes chuvas que causadas pelo tufão provoquem novas inundações e deslizamentos de terra.

Na costa do Pacífico, mais de 80 milímetros de chuva por hora estão previstos para as próximas horas.

Segundo dados da JMA, Jongdari, o 12º tufão da temporada no Pacífico neste ano, encontrava-se às 13h40 (horário local, 1h40 de Brasília) a cerca de 170 quilômetros ao da ilha de Miyakejima, situada no litoral oriental da ilha de Honshu.

O tufão se desloca a cerca de 45 km/h em direção noroeste com sequências máxima de vento de 180 km/h.

A Agência espera que o Jongdari se aproxime ao extremo sul da península de Izu, ao sul de Tóquio, em torno das 21h (horário local, 9h de Brasília) de hoje e que toque terra na madrugada de domingo.

Algumas companhias aéreas cancelaram voos locais, segundo relatórios da agência local “Kyodo”, e a Liga Japonesa de Futebol adiou três partidas previstas para hoje por conta da chegada do Jongdari.

Da Agência EFE Brasil

Comentários