Míssil disparado pela Coreia do Norte sobrevoa norte do Japão

O sistema japonês J-Alert disparou sirenes e aconselhou as pessoas na área a tomar precauções.
Lancamento de Missil norte coreano Foto Kyodo KCNA
Foto: Arquivo/KCNA

Atualizado em 28/08/2017 – 21h15


A Coreia do Norte realizou nesta terça-feira (horário local) mais um teste de míssil em menos de uma semana. Desta vez, porém, o regime do ditador norte-coreano Kim Jong-un disparou um novo míssil não identificado que sobrevoou os céus do norte do Japão, aumentando ainda mais as tensões na península coreana. A informação foi confirmada pelos ministérios de Defesa  japoneses e sul-coreanos, bem como pelo Pentágono.

Pyongyang não lançava um projétil sobre o território japonês desde 2009. O foguete não identificado foi lançado de um local próximo à capital, Pyongyang, às 05h57 de terça (17h57 de seguda no horário de Brasília) e voou cerca de 2,7 mil quilômetros, alcançando a altura de 500 quilômetros, segundo o Estado-Maior sul-coreano.

Curiosamente, militares japoneses acompanharam o trajeto do projétil sem tentar interceptá-lo, contrariando promessa recente de que derrubaria qualquer projétil que cruzasse o arquipélago.

“Podemos confirmar que o míssil lançado pela Coreia do Norte sobrevoou o Japão”, disse o porta-voz do Pentágono, coronel Robert Manning, a repórteres, acrescentando que autoridades americanas estavam coletando mais informações.

A emissora estatal japonesa ‘NHK’ reportou que o míssil quebrou em três partes e caiu no mar, a 1.180 quilômetros ao leste de Cabo Erimo em Hokkaido, a segunda maior ilha do arquipélago japonês.

O sistema de alerta do governo J-Alert  disparou sirenes e aconselhou as pessoas na área a tomar precauções, mas a ‘NHK’ disse não haver sinais de danos.

Logo após os lançamento, o secretário de gabinete do Japão, Yoshihide Suga, reuniu a imprensa e condenou veementemente o disparo. “Esta é uma ameaça sem precedentes, séria e grave à nossa nação”, afirmou Suga durante entrevista coletiva, acrescentando que o governo protestou contra a ação nos mais fortes termos.

Suga disse que o lançamento foi uma clara violação às resoluções da Organização das Nações Unidas e que o Japão irá trabalhar de perto com EUA, Coreia do Sul e outras nações interessadas em uma resposta.

Em seguida, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que fará tudo o que puder para proteger o país. “Faremos os maiores esforços para proteger a vida das pessoas”, Abe disse a repórteres enquanto entrava em seu gabinete para um encontro de emergência, conforme noticiou o jornal ‘O Globo’.

Segundo a agência de notícias Reuters, o Exército da Coreia do Sul afirmou que o projétil foi lançado da região de Sunan. Mais cedo, a Coreia do Sul havia anunciado que o país poderia estar preparando o sexto teste nuclear na zona de testes subsolo de Punggye-ri.

O disparo desta segunda-feira representa uma significativa escalada da parte de Pyongyang, que este mês ameaçou lançar projéteis contra a ilha de Guam, no Oceano Pacífico, onde há uma importante base americana. O lançamento acontece alguns dias depois que Pyongyang testou três mísseis balísticos de curto alcance, considerados como uma provocação para retaliar os exercícios conjuntos anuais realizado por EUA e Coreia do Sul.

Ogiva nuclear
No início de agosto, a Coreia do Norte anunciou que conseguiu desenvolver uma ogiva nuclear para caber dentro de mísseis balísticos, o que soou como uma ameaça de ataques aos Estados Unidos e à Coreia do Sul. O anúncio desencadeou uma troca de ameaças entre Washington e Pyongyang e elevou as tensões diplomáticas. No entanto, o governo norte-coreano anunciou que esperaria um ação americana antes de ativar o plano elaborado para atacar a ilha de Guam, território americano no Pacífico, com quatro mísseis.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou o aumento da produção de motores de foguete e de ogivas de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), segundo a mídia estatal de Pyongyang. Um comunicado da agência oficial norte-coreana sugere que o país estaria trabalhando num míssil mais poderoso, que utiliza combustível sólido. Pouco antes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia declarado em comício que sua retórica agressiva em relação à Coreia do Norte passava a dar frutos e que Kim Jong-un começava a “respeitar” os Estados Unidos.

Ao contrário de foguetes com combustível líquido, os projéteis com combustível sólido não precisam ser abastecidos antes do lançamento, um processo que pode levar uma hora e torna o míssil mais vulnerável a um ataque preventivo. Os novos mísseis teriam, então, um disparo mais rápido e seriam mais fáceis de serem escondidos.

Com informações do Jornal o Globo, NHK e agências internacionais.

Total
0
Shares
Previous Article
Economia japonesa Foto AJW Images 900x600 atualizada 25 02 2016

Inflação no Japão sobe pelo 7º mês seguido

Next Article
Sede do Google Foto Stokvault 900x550 min

Japão tem parte da internet fora do ar por erro do Google

Related Posts