Notícias

Japão é ameaçado por novo tufão

Foto: Arquivo/Kyodo

O tufão Chaba se formou nesta madrugada e poderá atingir o sul do Japão na próxima segunda-feira.

Depois de ser atingido por seis poderosos tufões em menos de dois meses, o Japão agora está sob a ameaça do fenômeno Chaba, 18º tufão da temporada no Pacífico e recentemente formado perto das Ilhas Mariana. Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), Chaba surgiu na madrugada desta quarta-feira (28) e poderá chegar ao sul do Japão ainda esta semana.

De acordo com o último boletim da JMA, emitido às 7h locais de quarta-feira, Chaba se desloca a uma velocidade de 20 km/h (quilômetros por hora) em direção oeste, com ventos sustentados em 64 km/h e rajadas de até 90 km/h.

A agência prevê que o tufão deverá ganhar força até o final desta semana, com grandes chances de atingir o sul do Japão na segunda-feira (3), quando deverá ter ventos sustentados de 144 km/h e rajadas de até 216 km/h, o que a JMA classifica como tufão “muito forte”.

Mediante a isso, o órgão pede à população que fique atenta a informações sobre a localização, o trajeto e a força do tufão para se prevenir contra possíveis inundações e deslizamentos de terra, em especial aos residentes na região sul do país, que deverá ser afetada por ventos e chuvas fortes a partir deste final de semana.

“A população nessa região deve ficar preparada para o caso de precisar se deslocar até um abrigo”, alerta a agência.

Com Agência Kyodo

Comentários