Notícias

Produção industrial do Japão recua pela primeira vez em três meses

Foto: Nikkei

O resultado sugere que a recuperação da terceira maior economia do mundo deverá acontecer apenas no ano fiscal de 2016.

produção industrial do Japão registrou em novembro a primeira retração em três meses, informou o governo do país nesta segunda-feira (28), indicando que a recuperação da terceira maior economia do mundo deverá acontecer somente no ano fiscal de 2016.

De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), a produção industrial caiu 1% em novembro ante o mês anterior, com ajuste sazonal. O resultado veio pior que a expectativa de mercado, que estimava recuo de 0,6%.

Por outro lado, a indústria japonesa teve crescimento de 1,6% na comparação com novembro de 2014.

O relatório mostrou ainda que os estoques subiram 0,4% entre outubro e novembro, enquanto os embarques tiveram baixa de 2,5% na mesma base de comparação.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério mostram que os fabricantes japoneses esperam que a produção industrial registre um modesto crescimento de 0,9% em dezembro. A previsão para janeiro de 2016, no entanto, é que o índice de um salto de 6%.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

(Com agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários