Forte terremoto de magnitude 6,3 atinge o leste do Japão

O tremor teve epicentro em Ibaraki, mas foi sentindo em uma ampla área das regiões de Tohoku e Kanto.
Terremoto de 63 atinge leste japones em 28 12 16 Foto Rproducao JMA
O mapa mostra o epicentro do tremor e áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um terremoto de magnitude 6,3 graus na escala Richter abalou a região de Kanto, no leste do Japão, na noite desta quarta-feira (hora local), sendo sentindo em várias províncias, incluindo Tóquio, bem como em áreas na região de Tohoku, nordeste do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de potente, não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 21h38 locais desta quarta (10h38 em Brasília), com epicentro registrado no norte da província de Ibaraki, a uma profundidade rasa, de 10 quilômetros.

O abalo sísmico foi sentindo em uma ampla área das duas regiões, principalmente em Ibaraki, onde atingiu intensidade máxima de 6- graus na escala japonesa, que vai até 7. O grau de magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Inicialmente, a magnitude do tremor tinha sido avaliada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) como de 6,3 , mas foi posteriormente reavaliada para 5,9. Contudo, a JMA manteve a magnitude em 6,3.

O forte tremor foi sentindo em várias províncias e ao menos seis cidades registraram intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa.

Até o momento, não há relatos imediatos de danos ou de pessoas feridas, mas o tremor foi sentido nos edifícios de Tóquio.

A companhia Tohoku Electric Power informou que não registrou irregularidades na usina nuclear de Onagawa (Miyagi). Também não há relatos de danos nas usinas de Fukushima e de Tokaimura (Ibaraki), segundo declarou a companhia Tokyo Electric Power (Tepco, na sigla em inglês.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Shinzo Abe visita Pearl Harbor Foto Kyodo AP

Premiê do Japão oferece condolências a vítimas de ataque a Pearl Harbor

Next Article
Bebes japoneses Foto Shutterstock

Taxa de natalidade no Japão atinge pior nível em mais de 1 século

Related Posts