Vendas no varejo do Japão crescem pelo 4º mês seguido

Gastos no varejo com combustível saltaram 10,0%, o que apoiou o dado geral de vendas no varejo.
Preços no Japão | ©Shizuo Kambayashi/AP
©Shizuo Kambayashi

As vendas no varejo do Japão em fevereiro cresceram pelo quarto mês consecutivo na comparação anual, de acordo com dados preliminares divulgados pelo governo do país nesta quarta-feira (29), sinalizando que os consumidores passaram a gastar um pouco mais mesmo com à fraqueza da economia local.

O relatório preliminar do Ministério de Economia, Comércio e Indústria mostra que as vendas avançaram 0,1% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, depois de subir 1,0% em janeiro, segundo dados revisados. Trata-se do quarto avanço mensal do indicador.

Na comparação mensal e após ajustes sazonais, as vendas no varejo avançaram 0,2% em fevereiro ante o mês anterior, o que representa a segunda alta mensal seguida.

Embora os números mostrem uma contínua melhora nos gastos dos consumidores na terceira maior economia do mundo, após um período prolongado de fraqueza, eles também indicam que o consumo doméstico não acelera no nível desejado pelos formuladores da política. As vendas no varejo recuaram na comparação anual em nove dos 12 meses de 2016 no Japão.

Economistas dizem que os gastos dos consumidores seguem modestos porque não houve aumentos significativos no país. Por outro lado, uma reação global nos preços do petróleo ajudou a elevar o gasto com combustíveis, o que apoiou o dado geral de vendas no varejo.

Os gastos no varejo com combustível tiveram aumento de 10,0% na comparação anual em fevereiro. As vendas de automóveis, remédios e cosméticos também avançaram.

Fontes: Jornal financeiro Nikkei | Estadão Conteúdo.

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeiras de Japao e Russia Foto Stockvault YU01092016

Japão e Rússia agilizam negociações sobre acordo comercial

Next Article
Trabalhadores em Toquio Foto Stockvault

Governo japonês apresenta plano para limitar horas extras

Related Posts