Vendas no varejo do Japão caem 1,1% em março, pior resultado do ano

A queda, porém, é menor que o recuo de 1,4% estimado pelo mercado.
Precos no Japao Foto Stockvault 900x600 29 04 2016
©Stockvault

As vendas no varejo do Japão retomaram a trajetória de queda em março, após registrar em fevereiro o primeiro crescimento em quatro meses, de acordo com dados divulgados pelo governo do país na última terça-feira.

O relatório preliminar do Ministério de Economia, Comércio e Indústria mostra que as vendas recuaram 1,1% em março ante o mesmo mês do ano passado, depois de avançar 0,4% no mês anterior, segundo dados revisados.

Contudo, a queda veio menor que a previsão mediana de economistas, que estimavam declínio de 1,4% nas vendas do terceiro mês de 2016. A leitura em março é a mais fraca desde dezembro do ano passado.

Por sua vez, as vendas de alimentos e bebidas aumentaram pelo 12º mês consecutivo, com o ritmo de crescimento acelerando para 2,9% em março ante igual mês do ano anterior. Em fevereiro, a alta também ficou de 2,9% (dados revisados).

As vendas de vestuário registraram a quarta alta consecutiva, avançando 3,6%, após aumento de 2,2% em fevereiro (dados revisados). Enquanto isso, as vendas nas lojas de departamento e em supermercados caíram 1,2%, após alta de 2,2% em fevereiro, o que representa a primeira leitura negativa desde novembro de 2015

Já as vendas de máquinas e equipamentos recuaram 4,6% no mês passado, enquanto as vendas de combustível despencaram 15%, marcando o 18º mês seguido de contração em termos anualizados.  O relatório do ministério mostra ainda que as vendas de automóveis caíram 3,1%, após declinar 1,3% em fevereiro e subir 1,4% em janeiro.

Diante da crescente fraqueza no consumo privado devido aos salários defasados, o ministério deixou sua avaliação das vendas inalterada pelo terceiro mês consecutivo, dizendo que “elas continuam em um ritmo fraco”.

Fonte: MNI – Deutsche Börse Group.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Pessoas em Toquio Foto Shutterstock 900x600 29 04 2016 AB 02

No Japão, vagas de trabalho sobem e desemprego cai em março

Next Article
Militar chines a frente ds bandeiras de Japao e China Foto Portifolio de Kim Kyung Hoon 900X600

China e Japão estão otimistas em reaver laços, mas desafios continuam

Related Posts