Notícias

Jato da Honda faz seu primeiro voo teste

Está cada vez mais perto de chegar ao mercado a aeronave que a Honda pretende dominar o mundo dos pequenos jatos.

Do Mundo-Nipo

Está cada vez mais perto de chegar ao mercado a aeronave que a Honda pretende dominar o mundo dos pequenos jatos para uso tanto comercial como particular. A empresa informou que os testes foram um sucesso e já planeja entregar o primeiro jato no início do próximo ano.

 

Jato da Honda N429-HA (Foto: Wikimedia)

A Honda, que já recebeu encomendas de mais de 100 jatos, prevê produzir anualmente entre 70 e 100 destas aeronaves (Foto: Wikimedia)

 

Em desenvolvimento há 10 anos, o jato, que faz parte da linha HA-420 da Honda, foi desenvolvido em Greensboro, na Carolina do Norte, com a marca japonesa apontando o próximo mês como prazo para a apresentação da versão final deste jato avaliado em US$ 4,5 milhões, conforme informou a revista portuguesa ‘Turbo’.

Desde 2006 que a marca japonesa tinha começado a aceitar encomendas, mas a crise dos últimos anos fez o projeto esmorecer, o que levou a uma diminuição da procura. Além disso, os motores que estavam sendo desenvolvidos em parceria com a GM não tiveram um bom desempenho, o que teve como consequência o aumento dos custos do projeto e o adiamento de sua conclusão.

Mas agora, os entraves foram totalmente superados e a conclusão do projeto finalmente aconteceu. A Honda informou que o primeiro jato da linha de produção voou os céus na Carolina do Norte, na última sexta-feira, afirmando que a aeronave funcionou corretamente, conforme noticiou a emissora pública ‘NHK’.

A Honda, que já recebeu encomendas de mais de 100 jatos, prevê produzir anualmente entre 70 e 100 destas aeronaves que comportam seis passageiros. A empresa afirma que pretende começar a entregar as aeronaves aos clientes após a obtenção de um certificado da Federal Aviation Administration (FAA), órgão norte-americano que controla todos os aspectos da aviação civil nos EUA.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*