Notícias

Toyota perde liderança de vendas globais no 1º semestre

As vendas globais da Toyota caíram 0,6% nos seis meses até junho (Foto: Aflo Images)

As vendas da Toyota foram prejudicadas por uma série de paralisações na produção doméstica no primeiro trimestre.

A Toyota Motor foi ultrapassada pela Volkswagen como a montadora que mais vendeu veículos no primeiro semestre de 2016. A montadora alemã produziu e entregou em todo 80 mil a mais que a montadora japonesa.

As vendas globais da Toyota caíram 0,6%, para 4,99 milhões de veículos nos seis meses até junho. Enquanto isso, as vendas da Volkswagen subiram 1,5%, para  5,12 milhões de unidades no mesmo período.

Apesar da introdução de um novo modelo sedan que apresenta melhor desempenho na quilometragem e com um interior de alta tecnologia, as entregas dos EUA da linha híbrido Prius da Toyota mergulhou 25% no primeiro semestre do ano.

A Toyota afirma que retomará sua liderança global de vendas até o final do ano e aponta uma série de interrupções na produção doméstica no primeiro trimestre como principal motivo para a queda no semestre.

A produção da Toyota no Japão foi minada no início deste ano por uma paralisação de uma semana em todas as fábricas de montagem em fevereiro, após a explosão na siderúrgica de uma de suas filiais, o que prejudicou o fornecimento de aço e impossibilitou a fabricação de motores, transmissões e chassis de seus modelos.

Mediante a isso, aproximadamente 84 mil unidades deixaram de ser fabricadas no Japão. Desse total, 14 mil eram destinadas a exportações para os Estados Unidos. A paralisação afetou, principalmente, a produção dos modelos Lexus e Scion.

A Toyota também foi obrigada a interromper sua produção após os fortes terremotos que atingiram a província de Kumamoto, no sul do Japão, em meados de abril. Com isso, a montadora deixou de produzir mais de 80 mil veículos.

Com Agência Kyodo

Comentários