Notícias

Bolsa de Tóquio segue valorização do dólar e fecha em alta de 0,5%

Com o resultado de hoje, o índice Nikkei volta ao campo positivo no acumulado do ano.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira (29), seguindo o movimento de ganhos nos mercados dos Estados Unidos no pregão da última sexta-feira em meio à valorização do dólar frente ao iene e a uma cesta de moedas.

No final das negociações, o índice Nikkei dos principais valores da Bolsa de Tóquio registrava um avanço de 80,78 pontos, alta de 0,50%, aos 16.310,64 pontos. Com o resultado, o índice volta ao campo positivo no acumulado do ano.

A alta do dólar é favorável aos exportadores japoneses, que passam a ter preços mais competitivos para venda dos produtos e uma taxa de câmbio melhor para repatriar os lucros.

“O dólar permanece com viés de alta e deve atingir 110 ienes em breve”, disseo gestor de fundos Mitsushige Akino, da Ichiyoshi Investment. Para o economista, o câmbio deve depender dos próximos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos. Se a economia der sinais de melhora, a relação entre o dólar e o iene subiria mais rapidamente e a bolsa de Tóquio também deve registrar ganhos.

Entre os papéis das  exportadoras que mais se destacaram estão a Daikin, que subiu 1,7%, e a fabricante de chips Advantest, com avanço de 2,7%.

(Com as Agências Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*