Notícias

Japão divulga vídeo assustador de simulação de terremoto em Nankai

Foto: Reprodução/Governo do Japão/Montagem MN)

Imagens impressionantes mostram o que pode acontecer em uma grande área do Japão após terremoto na falha de Nankai.

O governo japonês divulgou um vídeo com imagens impressionantes produzidas em computação gráfica, nas quais exibe a simulação do que pode acontecer em uma grande área, de Shizuoka a Miyazaki, após a ocorrência de um poderoso terremoto provocado na falha de Nankai, ou fosso de Nankai, denominada Nankai Torafu em japonês

Segundo vários estudos, a probabilidade de um forte terremoto ocorrer em áreas ao longo dessa falha é de 70% dentro de 30 anos, ou seja, pode acontecer a qualquer momento ao longo de três décadas.

A temida Nankai Torafu é um fosso profundo no solo oceânico, que se inicia na baia de Suruga, vai ao sul até o mar de Omaezaki na província de Shizuoka, prosseguindo para o sudoeste da província de Wakayama no mar de Shionomisaki, passando pelo mar de Murotomisaki da província de Kouchi, até chegar ao mar de Kyushu. No geral, a falha se estende por cerca de 900 km ao longo da costa japonesa.

Mediante ao eminente perigo, como também aos inúmeros pedidos da própria população, o governo produziu um vídeo que mostra imagens simuladas dos efeitos após a ocorrência de um terremoto de grande proporção nessa falha.

O vídeo de 17 minutos mostra, com realidade impressionante, simulações de um potente terremoto, bem como um tsunami de grande proporção gerado por ele, e suas consequências nas cidades de Shizuoka, Aichi, Osaka e Miyazaki, áreas costeiras e onde há grande concentração da população.

As imagens explicam como esse fenômeno ocorreria e de que forma afetaria as áreas atingidas, que incluem incêndios, desabamentos e inundações, ou seja, um verdadeiro caos – uma produção digna de Hollywood.

Além das imagens chocantes, o vídeo orienta a população como se proteger quando o provável “grande terremoto” ocorrer.

Estima-se que o sismo atingirá magnitude superior a 9 graus na escala Richter e grau máximo de 7 na escala japonesa. Estudos encomendados pelo próprio governo japonês calculam que cerca de 320 mil pessoas morrerão na tragédia, deixando ainda mais de quinhentos mil feridos e milhões de pessoas desabrigadas, enquanto os danos nas infraestruturas atingiriam proporções incalculáveis.

Apesar de ser totalmente produzido em japonês, narração e texto, o vídeo mostra imagens que, por si só, já dizem tudo sobre como será a fatídica tragédia provocada por um grande sismo no fosso de Nankai.

O vídeo foi publicado ontem (28) no site oficial do Gabinete do Governo do Japão. Clique aqui para assistir.

Comentários