Japão divulga vídeo assustador de simulação de terremoto em Nankai

Imagens impressionantes mostram o que pode acontecer em uma grande área do Japão após terremoto na falha de Nankai.
Simulacao de terremoto na falha de Nankai Foto Reproducao 02
Foto: Reprodução/Governo do Japão/Montagem MN)

O governo japonês divulgou um vídeo com imagens impressionantes produzidas em computação gráfica, nas quais exibe a simulação do que pode acontecer em uma grande área, de Shizuoka a Miyazaki, após a ocorrência de um poderoso terremoto provocado na falha de Nankai, ou fosso de Nankai, denominada Nankai Torafu em japonês

Segundo vários estudos, a probabilidade de um forte terremoto ocorrer em áreas ao longo dessa falha é de 70% dentro de 30 anos, ou seja, pode acontecer a qualquer momento ao longo de três décadas.

A temida Nankai Torafu é um fosso profundo no solo oceânico, que se inicia na baia de Suruga, vai ao sul até o mar de Omaezaki na província de Shizuoka, prosseguindo para o sudoeste da província de Wakayama no mar de Shionomisaki, passando pelo mar de Murotomisaki da província de Kouchi, até chegar ao mar de Kyushu. No geral, a falha se estende por cerca de 900 km ao longo da costa japonesa.

Mediante ao eminente perigo, como também aos inúmeros pedidos da própria população, o governo produziu um vídeo que mostra imagens simuladas dos efeitos após a ocorrência de um terremoto de grande proporção nessa falha.

O vídeo de 17 minutos mostra, com realidade impressionante, simulações de um potente terremoto, bem como um tsunami de grande proporção gerado por ele, e suas consequências nas cidades de Shizuoka, Aichi, Osaka e Miyazaki, áreas costeiras e onde há grande concentração da população.

As imagens explicam como esse fenômeno ocorreria e de que forma afetaria as áreas atingidas, que incluem incêndios, desabamentos e inundações, ou seja, um verdadeiro caos – uma produção digna de Hollywood.

Além das imagens chocantes, o vídeo orienta a população como se proteger quando o provável “grande terremoto” ocorrer.

Estima-se que o sismo atingirá magnitude superior a 9 graus na escala Richter e grau máximo de 7 na escala japonesa. Estudos encomendados pelo próprio governo japonês calculam que cerca de 320 mil pessoas morrerão na tragédia, deixando ainda mais de quinhentos mil feridos e milhões de pessoas desabrigadas, enquanto os danos nas infraestruturas atingiriam proporções incalculáveis.

Apesar de ser totalmente produzido em japonês, narração e texto, o vídeo mostra imagens que, por si só, já dizem tudo sobre como será a fatídica tragédia provocada por um grande sismo no fosso de Nankai.

O vídeo foi publicado ontem (28) no site oficial do Gabinete do Governo do Japão. Clique aqui para assistir.

Total
0
Shares
Previous Article
Setor de imigracao no aeroporto de Narita Foto Aflo images 900x600 03 04 2016

Japão registra recorde de residentes estrangeiros

Next Article
Toyota Aqua Foto Stockvalt

Produção de veículos no Japão cresce 9,2% em agosto

Related Posts