Desigualdade de renda atinge nível histórico no Japão

O crescimento da disparidade de renda da família japonesa é consequência do envelhecimento populacional.
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 atualizado 28 03 2016
©Asahi Photos

A disparidade de renda das famílias no Japão atingiu nível histórico em 2014, de acordo com uma pesquisa trienal do governo do país, que aponta o aumento do número de lares com idosos como fator principal para a forte alta na desigualdade.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão tem realizado o levantamento aproximadamente a cada três anos desde 1962. O mais recente cobriu 8.904 famílias e foi realizado entre julho e agosto de 2014, mas divulgado este ano (2017). O próximo estará disponível em 2020, conforme o estudo trienal.

Divulgado em meados deste mês, o levantamento do ministério avalia a diferença de renda inicial por cada família, que é medida pelo coeficiente denominado Gini, um indicador chave da desigualdade de renda. As respostas válidas totalizaram 54,2%.

A leitura do Gini varia entre zero e um. Quanto mais perto o indicador ficar do número um, maior será a desigualdade.

Mediante a essa medida, o coeficiente atingiu um recorde de 0,5704 em 2014, alta de 0,0168 ponto a partir do levantamento anterior, em 2011. A renda inicial não inclui os benefícios do seguro social.

O ministério observou que a elevação refletiu o aumento das famílias com pessoas idosas. Isso porque lares formados por pessoas com idade apta ao trabalho tendem a ter uma renda maior do que as famílias formadas pela geração mais velha, que comumente vivem de aposentadoria e/ou benefícios.

Por outro lado, quando o coeficiente é medido acrescentando os benefícios do seguro social, a diferença de renda apresenta um descenso de 0,0032 ponto, para 0,3759 em 2014.

De acordo com o ministério, a adição dos benefícios reduziu a diferença em 34,1%. “As funções do sistema de seguro social e de redistribuição de renda têm ajudado a evitar o alargamento [da desigualdade de renda]”, disse um representante do ministério.

O rendimento médio inicial ficou em 3.926.000 ienes por família, enquanto a média somando os benefícios ficou em 4.819.000 ienes. A redistribuição aumentou 3,7 vezes a renda das famílias com idosos, enquanto a renda dos domicílios da geração apta ao trabalho cresceu 1,2 com o uso do sistema de redistribuição.

Com Agência Kyodo

Total
1
Shares
Previous Article
Akira Kurosawa Foto Creative Commons

Festival de Tóquio exibe clássicos japoneses restaurados em 4K

Next Article
Toquio amanheceu debaixo de fortes chuvas Foto Wataru Sekita AJW

Fenômeno Saola provoca ventos fortes e tempestades no Japão

Related Posts