Desemprego no Japão atinge menor nível desde maio de 1995

A taxa de desemprego situou-se em 3% em julho, menor nível em mais de duas décadas.
Pessoas em Toquio Foto Shutterstock 900x600 02 01 2016
Foto: Stockvault

A taxa de desemprego no Japão recuou ao seu melhor nível em mais de 21 anos, caindo um décimo de ponto percentual, para 3% em julho a um ajuste sazonal, enquanto a disponibilidade de emprego no país se manteve estável e em seu nível mais alto em mais de 24 anos, informou nesta terça-feira (30) o governo do país, ressaltando que o mercado de trabalho japonês continua rígido diante da falta de trabalhadores em meio à grande oferta de empregos.

De acordo com o relatório do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, o número de pessoas sem emprego em julho situou-se em 2,03 milhões, o que representa um decréscimo de 8,6% ou de 190 mil desempregados em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando ainda o 74º declínio mensal consecutivo. Além disso, o índice atingiu seu nível mais baixo desde maio de 1995.

Por sua vez, o número de empregados aumentou para 64,79 milhões, ou seja, o mercado de trabalho no Japão viu um acréscimo de 980 mil trabalhadores em julho na comparação com o mesmo do ano passado, alta de 0,3% no ano.

Dados separados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social mostraram que a relação entre oferta de trabalho e candidato ficou estável em relação ao mês anterior, situando-se em 1,37, ou seja, havia no país 137 empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho no sétimo mês do ano. O número representa o nível mais alto já registrado no país desde agosto de 1991.

O ministério manteve sua avaliação, dizendo que “a situação do emprego continua em uma tendência de melhora”. Trata-se do sétimo mês consecutivo que o governo mantém sua visão sobre o mercado de trabalho no país.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Menino sobrevive apos cair do 7 andar de predio em Toquio Foto Reproducao ANN News

Criança de 2 anos sobrevive após cair do 7º andar de prédio no Japão

Next Article
Pessoas fazendo compras em Toquio Foto Reproducao WSJ Live

Gastos das famílias no Japão recuam pelo 5º mês seguido

Related Posts