Terremoto de magnitude 5,0 atinge o norte do Japão

O epicentro foi registrado no sul de Hokkaido, com intensidade de 4 graus na escala japonesa.
Terremotos no Japao Foto StockVault 900x550 min
©StockVault

Um terremoto de magnitude 5,0 na escala Richter atingiu, neste domingo, a ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami na região que recentemente foi abalada por um potente tremor de magnitude 6,7 que provocou a morte de mais de 40 pessoas na região.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 17h54 locais deste domingo (5h54 no horário de Brasília), com epicentro registrado em Iburi, no sul de Hokkaido, a uma profundidade de 40 quilômetros.

As cidades de Sapporo, Atsuma, Abira e Mukawa foram as mais abaladas pelo tremor, registrando intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (5,0) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Emprego no Japao vagas em autopecas Gifu 30 09 2018 min

Emprego no Japão: vagas em fábrica em Gifu; ¥1.400/h e prêmio de ¥150.000

Next Article
Tufao Trami no Japao Foto Reproducao Twitter shotyan426 min

Tufão Trami deixa 2 mortos e cerca de 120 feridos no Japão

Related Posts