Notícias

Produção industrial do Japão tem alta acima do esperado em fevereiro

Foto: Wikimedia Commons

A produção japonesa continua mostrado um padrão instável no crescimento.

A produção industrial do Japão cresceu mais que o esperado em fevereiro, após registrar queda em janeiro e alta em dezembro, o que ressalta o padrão instável no crescimento.

Divulgado nesta sexta-feira (31), o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), mostra que a produção japonesa saltou 2% em fevereiro ante janeiro, mês em que apresentou queda de 0,4% na comparação mensal, segundo dados revisados.

O resultado foi melhor que a previsão mediana de economistas consultados pelo The Wall Street Journal e o jornal financeiro Nikkei, que estimavam crescimento de 1,2% no segundo mês de 2017.

Segundo a agência de notícias ‘Reuters’, o ministério manteve inalterada sua avaliação da produção, afirmando que ela apresenta viés de alta. Já os economistas dizem que a produção japonesa está crescendo à medida que a economia mundial se recupera e as empresas japonesas reduzem os estoques.

Contudo, o padrão do crescimento apresenta inconsistência há tempos, observou o ‘Nikkei’.

Um levantamento do ministério feito com companhias nacionais mostra que o desempenho irregular visto nos últimos meses é esperado que continue. Isso porque os fabricantes estimam queda da produção em março e forte aumento de 8,3% em abril.

produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

Comentários