Japão quer ampliar ainda mais o já altíssimo orçamento da Defesa

A solicitação do aumento vem em meio a crescentes temores sobre a ameaça de mísseis da Coreia do Norte.
Exercicio norte coreano com artilharia pesada em 2016 Foto KCNA
Exercício norte-coreano com artilharia pesada (Foto: Arquivo/KCNA

O Japão pretende aumentar ainda mais o valor do orçamento da pasta da Defesa, alegando que o montante recorde tem como objetivo adicionar interceptores de mísseis e outros equipamentos para defender o país de mais lançamentos de mísseis realizados pela Coreia do Norte.

De acordo com a agência de notícias ‘AFP’, o pedido é para o ano fiscal de 2018, que inicia em abril. O valor recorde de de 5,26 trilhões de ienes representa um aumento de 2,5% em relação ao ano fiscal atual.

Segundo a emissora estatal japonesa ‘NHK’, o valor é cerca de 300 bilhões de ienes maior que o pretendido inicialmente pela pasta, em meados de maio passado.

Uma grande parte do pedido anunciado nesta quinta-feira (31) abrange compras de interceptores de mísseis atualizados com alcance, altitude e precisão ampliados, adiantou hoje a agência ‘Conteúdo Estadão’.

A solicitação do Ministério de Defesa japonês vem em meio a crescentes temores sobre a ameaça de mísseis da Coreia do Norte e a um aumento de tensões entre os Washington e Pyongyang. Na terça-feira, o regime de Kim Jong-un disparou um míssil que sobrevoou o Japão antes de cair no Pacífico.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o lançamento de míssil efetuado pela Coreia do Norte na última terça-feira era uma “ameaça sem precedentes, grave e séria”.

Na quarta-feira, o ministro de Defesa, Itsunori Onodera, um grande apoiador  do sistema defensivo do Japão, disse que Tóquio deveria atualizar rapidamente o seu arsenal de mísseis, conforme noticiou o ‘Estadão’.

Fontes: Estadão Conteúdo | Agência AFP | Canal NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Sumiteru Taniguchi em agosto de 2015 Foto Asahi AP

Morre sobrevivente emblemático da bomba atômica em Nagasaki

Next Article
Jogadores japoneses comemoram classificacao Foto reproducao YouTube

Japão garante vaga na Copa do Mundo após bater a Austrália

Related Posts