Terremoto de magnitude 5,6 atinge a costa leste do Japão

O abalo foi sentindo mais intensamente na cidade litorânea de Iwaki, em Fukushima.
Terremoto de 5.6 atinge leste do em 31 12 16 Foto Reproducao JMA
O mapa mostra o epicentro do tremor e áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um terremoto com magnitude preliminar de 5,6 na escala Richter atingiu a costa leste do Japão na manhã deste sábado (31), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês, acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 05h08 locais de sábado, com epicentro registrado próximo ao litoral da província de Fukushima, a uma profundidade de 20 quilômetros.

O abalo foi sentindo mais intensamente na cidade litorânea de Iwaki, atingindo intensidade máxima de 4 na escala japonesa, que vai até 7. A magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas.

Na última quarta-feira (28), um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a mesma região, com epicentro registrado na província de Ibaraki. Segundo a emissora pública ‘NHK’, o forte tremor provocou danos em edificações e deixou duas pessoas feridas em alguns municípios da província.

Mediante isso, a JMA alertou à população das áreas atingidas para que haja um cuidado máximo nos próximos setes dias, devido à grande possibilidade de ocorrência de tremores secundários.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Robos de terapia Palro e Paro intragindo com idosos Foto Kyodo

Veja 3 incríveis invenções do Japão que facilitam a vida de idosos

Next Article
Horoscopo Galo de Fogo 2017 Foto Montagem MN

Veja as previsões para 2017, ano do Galo de Fogo

Related Posts