Coreia do Norte recusa condições de desnuclearização dos EUA, Japão e Coreia do Sul

O chanceler norte-coreano pediu aos EUA para manter conversações com a Coreia do Norte “sem condições prévias”.

Do Mundo-Nipo

A Coreia do Norte está em desacordo com o pedido dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul de desnuclearização do país, para acabar com seu programa nuclear antes de iniciar negociações.

 

Disparos de mísseis da Coreia do Norte em 2009 (Foto: KCNA)
Disparos de mísseis da Coreia do Norte em 2009 (Foto: KCNA)

 

Um fonte diplomática da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) citou nesta terça-feira o ministro norte-coreano, Park Ui Chun, como dizendo que os EUA deveriam concordar em substituir o armistício que encerrou a Guerra da Coreia (1950-1953) por um tratado formal de paz, antes de exigir a desnuclearização de Pyongyang.

Conforme citado na reunião em Brunei, Pak pediu aos Estados Unidos para manter conversações com a Coreia do Norte “sem condições prévias”, descartando a declaração do Secretário de Estado John Kerry de que Pyongyang deveria tomar medidas credíveis em relação a desnuclearização.

O armistício, assinado em 27 de julho de 1953, levou ao fim da Guerra da Coréia de três anos, mas os dois lados permanecem  sob conflito, na ausência de um tratado formal de paz.

O chanceler japonês, Fumio Kishida, disse em conferência de imprensa, após a reunião, que muitos membros da ASEAN “criticaram fortemente” o lançamento do míssil da Coreia do Norte em dezembro e seu terceiro teste nuclear em fevereiro, bem como as ameaças norte-coreanas de lançar ataques nucleares contra a Coreia do Sul e EUA.

Os membros exigiam que a Coréia do Norte cumpra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, como o abandono de todas as armas nucleares e programas nucleares existentes, disse Kishida.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Navio de pesquisa chinês é flagrado em operação na Zona Econômica Exclusiva do Japão

Next Article

Mais de 58 mil pontes do Japão precisam de reparos

Related Posts