Japão aumenta esforços para realocar base dos EUA em Okinawa

O chefe de Gabinete do Japão se reuniu com o governador de Okinawa para discutir a realocação da base.

Do Mundo-Nipo

Base Aérea norte-americana de Futenma, em Okinawa (Foto: Aflo Images)
Base Aérea norte-americana de Futenma, em Okinawa (Foto: Aflo Images)

O chefe de Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, se reuniu nesta quarta-feira com o governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, para discutir a realocação da base militar norte-americana na ilha.

Suga e Nakaiama também conversaram sobre o plano do governo central de comemorar em 28 de abril o dia em que o Japão recuperou sua soberania sob um tratado de paz em 1952, após a derrota na Segunda Guerra Mundial, apesar de Okinawa ser forçada a permanecer sob o controle dos EUA por mais de 20 anos.

O Japão pretende realocar a base aérea norte-americana de Futenma do local atual, na cidade de Ginowan, para uma área menos povoada do litoral na mesma província, como parte de um acordo com os EUA.

A população de Okinawa protesta contra transferência da base para um local dentro da mesma província, mas o governo central não pretende quebrar o acordo com o governo norte-americano.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Coreia do Norte proíbe entrada de sul-coreanos em complexo industrial conjunto

Next Article

Teatro Kabukiza reabre em grande estilo

Related Posts