Política

Coreia do Norte prepara-se para usar mísseis e inciar atividades nucleares, diz EUA

Aparentemente a Coreia do Norte começou a construção de um novo reator de produção de plutônio.

Do Mundo-Nipo

A Coreia do Norte está movendo um míssil balístico de médio ou longo alcance para sua costa leste, informou uma fonte do governo sul-coreano nesta quinta-feira, afirmando que os Estados Unidos têm fornecido imagens que mostram um objeto que parece ser um míssil sendo transportado pelo trem, conforme informações da rede NHK.

 

Mísseis exibidos pela Coreia do Norte no ano passado (Foto: reprodução NHK)

Mísseis exibidos pela Coreia do Norte no ano passado (Foto: reprodução NHK)

 

Segundo a fonte, pelo tamanho e forma, o objeto é um míssil balístico de médio ou longo alcance que a Coreia do Norte divulgou em uma desfile militar no ano passado.

O governo norte-coreano já alertou para ataques em bases dos EUA em Guam.

O Departamento de Defesa norte-americano disse hoje em resposta que está planejando  implantar um sistema de defesa de mísseis móveis em Guam.

Também nesta quinta-feira,  pesquisadores norte-americanos afirmaram que aparentemente a Coreia do Norte começou a construção de um novo reator de produção de plutônio em seu complexo nuclear de Yongbyon, em uma tentativa de reiniciar a instalação fechada em 2007.

Os pesquisadores do Instituto dos EUA e Coreia do Sul da Johns Hopkins School of Advanced International Studies alertaram que o reator do complexo nuclear pode ser reiniciado em “semanas, e não meses”.

O reator de Nyongbyon tem sido usado no passado para produzir plutônio.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe uma resposta