Política

Cinco navios da China invadem águas territoriais japonesas perto das Ilhas Senkaku

Japão apresenta protesto para representante da China no país.

Do Mundo-Nipo

Cinco navios chineses invadiram nesta quarta-feira águas territoriais japonesas perto das ilhas sob disputa no Mar da China Oriental.

De acordo com a Guarda Costeira, três navios da Administração Oceânica do Estado da China, órgão equivalente a guarda costeira, entraram em águas do Japão por volta das 00h45 de quinta-feira (hora local), permanecendo no local por 10 minutos.

 

Ilhas-Senkaku (Imagem: Edição de arte Mundo-Nipo

Ilhas-Senkaku (Imagem: Edição de arte Mundo-Nipo

 

Mais cedo dois navios de pesca chineses também navegaram nas águas em torno das Ilhas Senkaku, conhecidas na China como Diaoyu.

Segundo informações da agência Kyodo, o diretor-geral do Departamento de Assuntos da Ásia e Oceania do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Shinsuke Sugiyama, protestou via telefone para Han Xhiqiang, ministro chinês para o Japão.

As Ilhas Senkaku são administradas pelo governo japonês e reivindicadas pela China e Taiwan.

As tensões perto das ilhas tem aumentado desde que o Japão comprou-as de um proprietário privado em setembro do ano passado.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*