Japão e EUA elaboram novo calendário para desocupação de bases militares em Okinawa

Base de Futenma pode ser devolvida em 2022.

Do Mundo-Nipo

O Japão e os Estados Unidos concordaram com um calendário para o retorno de algumas instalações militares norte-americanas em Okinawa.

 

Base aérea dos EUA em Futenma, Okinawa (Foto: Wikimedia Commons)
Base aérea dos EUA em Okinawa (Foto: Wikimedia Commons)

 

O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, o ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, o embaixador norte-americano Jhon Ross e o secretário assistente de Defesa dos EUA, Mark Lippert, relataram seu acordo ao primeiro ministro Shinzo Abe na sexta-feira.

O calendário aplica-se a seis instalações militares dos Estados Unidos na parte sul da ilha principal de Okinawa, cobrindo mais de 1.045 hectares, incluindo a base aérea de Futenma, que foi acordado em 2006 para ser transferida para Nago, uma região menos povoada, mas impedida pelo governo e população local.

O novo calendário especifica que a base de Futenma poderia ser devolvida em 2022 ou mais tarde, com  a condição de que as funções sejam transferidas para Nago.

As outras cinco instalações norte-americanas serão divididas em 13 zonas. Quatro zonas devem ser desocupadas ainda neste ano fiscal, incluindo uma área de serviço de Makiminato, que os líderes locais estão ansiosos para recuperar.

As informações são da rede NHK.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Água radioativa vaza de tanque subterrâneo de armazenamento em Fukushima

Next Article

EUA enviará veículo aéreo não-tripulado para base no Japão em resposta à Coreia do Norte

Related Posts