Política

Coreia do Norte confirma teste nuclear e diz que “jamais irá se curvar”

A Coreia do Norte disse que jamais vai se curvar as resoluções que limitem seu programa nuclear.

Do Mundo-Nipo

Kim Jong-un (Imagem: EPA/KCNA - Reprodução MN)

Kim Jong-un (Imagem: EPA/KCNA – Reprodução MN)

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (12) ter realizado com sucesso o seu terceiro teste nuclear, atraindo imediatamente a condenação internacional, que se move para aplicar sanções mais rígidas, como forma de punir o país pelo seu desafio as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

“O teste foi realizado com segurança e perfeição, utilizando um dispositivo menor e sem impacto negativo sobre o ambiente”, informou a agência estatal norte-coreana KCNA.

O dispositivo utilizado, além de menor, era também mais leve e mais explosivo que o utilizado em testes anteriores.

O teste – subterrâneo e dentro do território do país – é o terceiro realizado pela Coreia do Norte.


saiba mais


Coreia do Norte promete continuar com lançamento de mísseis de longo alcance


Segundo a agência, o teste foi parte “de medidas práticas de oposição para defender a segurança e soberania do país”, depois que os Estados Unidos “violaram seu direito legítimo” de lançar satélites para fins pacíficos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, classificou a ação como um “ato altamente provocativo”. O Japão, a Coreia do Sul,  a ONU , a União Europeia e a Otan, também criticaram duramente o país.

Ainda nesta terça-feira, no fórum de desarmamento das Nações Unidas, a Coreia do Norte disse que jamais vai se curvar as resoluções que limitem seu programa nuclear.

“Se Seul (Coreia do Sul) realmente quer a paz e segurança da Península Coreana, ela deve pedir aos EUA para encerrar sua política hostil em relação à Coreia do Norte”, disse  Jon Yong Ryong, primeiro-secretário da missão norte-coreana em Genebra. ” A Coreia do Norte nunca irá se curvar a nenhuma resolução”.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*