Coreia do Norte dispara mísseis no Mar do Japão

O lançamento foi visto como um teste à capacidade da Coreia do Norte para lançamentos de mísseis de curto alcance.

Atualizado em 15/03/2012 às 17:01


Do Mundo-Nipo

Fontes do governo sul-coreano revelaram que uma unidade das forças armadas norte-coreana testou lançamentos de mísseis de curto alcance no Mar do Japão, na tarde de sexta-feira (data local) e madrugada desta sexta-feira no Brasil, informou nesta sexta-feira a imprensa japonesa.

 

Coreia do Norte dispara mísseis de curto alcance (Imagem: NHK World / Reprodução Mundo-Nipo)
O exercício militar ocorreu um dia após o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ter supervisionado um exercício de artilharia com “fogo real” ((Imagem: NHK World / Reprodução Mundo-Nipo)

 

Segundo a rede NHK Wolrd, as fontes disseram que os militares norte-coreanos testaram vários mísseis em águas internacionais, presumindo que os mísseis de curto alcance sejam uma versão atualizada de um antigo modelo soviético, o KN-02, com um alcance de cerca de 120 km.

“O lançamento foi visto como um teste à capacidade da Coreia do Norte para lançamentos de mísseis de curto alcance”, disse a fonte das forças armadas  sul-coreanas, acrescentando que o teste foi realizado por uma unidade do exército e não a nível nacional, desconsiderando a hipótese de uma explícita “provocação” dos norte-coreanos.

O exercício militar ocorreu um dia após o líder da Coreia do Norte,  Kim Jong-un, ter supervisionado um exercício de artilharia com fogo real  junto à fronteira do Mar Amarelo, disputada com a Coreia do Sul.

A área tem sido centro de conflitos sangrentos entre Norte e Sul, com  algumas das mais elevadas tensões militares dos últimos anos, sendo visto  como local estratégico para um novo confronto entre ambos os países.

Na semana passada, Kim fez uma visita de inspeção às mesmas unidades  de artilharia, que foi amplamente coberta pela televisão estatal e pela Agência Central de Notícias da Coreia (ACNC).

As forças armadas  sul-coreanas continuam monitorando as áreas e as ações dos militares do Norte, que podem repetir disparos de mísseis a qualquer momento e em qualquer lugar.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Premiê do Japão anuncia participação do país em Parceria Transpacífica

Next Article

Casal de pandas gigantes voltam a ser exibidos em Tóquio após acasalamento

Related Posts