Premiê do Japão anuncia participação do país em Parceria Transpacífica

Abe disse que o Japão não pode mais esperar crescimento se permanecer voltado para dentro.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, confirmou nesta sexta-feira que o país vai participar das negociações de livre comercio da Parceria Transpacífica.

Abe disse em uma coletiva de empresa que o Japão não pode mais esperar crescimento se permanecer sozinho voltado para dentro. Ele ressaltou que os Estados Unidos e Europa estão começando as negociações para uma parceria bilateral econômica, além da Coeria do Sul e outras economias emergentes da Ásia que também estão abrindo seus mercados.

O premiê disse que esta é a última chance do Japão se juntar a Parceria Transpacífica e que perdendo esta chance estaria deixando o país para trás em regra mundial de tomada de esforços.

Abe deve transmitir sua decisão a todos os 11 países da Ásia e Pacífico participantes.

O grande impasse do Japão em entrar na Parceria Transpacífica foram os protestos dos trabalhadores do setor agrícola, que temiam ser prejudicados pelo acordo de livre comércio, uma vez que este prevê o corte nas tarifas de todos os setores do comércio.

Contudo, o governo japonês elaborou recentemente uma estimativa que aponta para um crescimento de 0,66%, 3,2 trilhões de ienes,  no PIB do país com sua entrada nas negociações, o que mais do que compensaria um golpe no setor agrícola, conforme informações da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Li Keqiang é eleito novo premiê da China

Next Article

Coreia do Norte dispara mísseis no Mar do Japão

Related Posts