Aprovação do gabinete japonês cai 5 pontos

Além disso, o índice de desaprovação subiu 6 pontos.

Do Mundo-Nipo

O índice de aprovação ao gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, caiu 5 pontos em uma pesquisa conduzida pela emissora pública NHK e divulgada na segunda-feira (14), indicando que a queda é reflexo da recente aprovação do gabinete em reinterpretar a Constituição pacifista, permitindo pela primeira vez ao Japão exercer o chamado direito de “autodefesa coletiva”.

 

Pesquisa de julho da NHK sobre a aprovação do gabinete japonês (Imagem: Reprodução/NHK)
A taxa de desaprovação teve alta de 6 pontos (Imagem: Reprodução/NHK)

 

A mais recente pesquisa de opinião da NHK mostra que a taxa de aprovação do gabinete de Abe caiu para 47%. Essa é a primeira vez que o índice fica abaixo de 50% desde a formação do gabinete, em dezembro de 2012.

A queda em relação à pesquisa anterior, em junho, foi de 5 pontos percentuais. Além disso, a taxa de desaprovação teve alta de 6 pontos, chegando a 38%.

No início deste mês, a Agência kyodo divulgou o resultado de sua pesquisa mensal, na qual mostrou que o índice de aprovação do gabinete foi de 47,8%, abaixo dos 52,1% na pesquisa em junho. A agência também afirma que o índice ficou abaixo dos 50% pela primeira vez desde dezembro passado.

Já o índice de desaprovação foi de 40,6%, chegando ao patamar de 40% pela primeira vez desde que o governo de Abe chegou ao poder.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Zoológico japonês lança calças jeans customizadas por ‘feras’

Next Article

Premiê japonês visitará o Brasil no final de julho

Related Posts