Japão decide como lidar com a Rússia após exercícios em ilhas sob disputa

Tóquio tem reagido fortemente desde o começo de exercícios militares de Moscou nas ilhas em disputa

Do Mundo-Nipo

Depois de o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, qualificar de “totalmente inaceitáveis” as manobras militares que a Rússia realizou nos chamados Territórios do Norte, que têm a soberania disputada entre Tóquio e Moscou, autoridades do governo japonês discutem agora como lidar com a Rússia, conforme informou a mídia japonesa nesta sexta-feira (15).

 

Shinzo Abe e Putin (Foto: Arquivo/AJW)
Na próxima semana, Japão irá discutir o futuro das relações com a Rússia (Foto: Arquivo/AJW)

 

Tóquio tem reagido fortemente desde o anúncio realizado na última terça-feira por Moscou sobre o começo de exercícios militares nas ilhas de Etorofu e Kunashiri, que são duas das quatro ilhas que o Japão chama de Territórios do Norte e denominadas Ilhas Curilas pelos russos, anexadas pela extinta União Soviética, atual Rússia, no fim da Segunda Guerra Mundial (1945).

O governo japonês, por sua vez, afirma que essas ilhas são parte inerente do território do país e que “foram ocupadas ilegalmente” após o término da guerra.

A disputa pelo controle do pequeno arquipélago, rico em pesca e recursos minerais, impediu que Tóquio e Moscou tenham assinado até agora um tratado de paz desde a Segunda Guerra Mundial.

As relações entre Tóquio e Moscou esfriaram ainda mais desde que o governo japonês decidiu na semana passada aplicar sanções adicionais à Rússia por causa da queda do voo MH-17 da Malaysia Airlines em 17 de julho na Ucrânia oriental, que teria sido derrubado por grupos separatistas financiados por Moscou.

Em resposta, a Rússia anunciou o adiamento de negociações vice-ministeriais com o Japão, que estavam agendadas para o fim de agosto.

Segundo uma fonte citada pela Agência Kyodo, uma reunião do gabinete está programada para o início da próxima semana, na qual será discutido o futuro das relações entre os dois países.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão e EUA encerram negociações sobre comércio de automóveis sem acordo

Next Article

Dólar cai ante o real e fecha semana com baixa de 1%

Related Posts