Premiê do Japão diz que não cederá soberania das Ilhas Senkaku

O premiê incentivou a Guarda Costeira a manter seu bom trabalho.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse nesta quarta-feira que o país não vai ceder um centímetro sobre as Ilhas Senkaku, reivindicadas pela China e Taiwan.

 

Ilhas Senkaku/Diaoyu mais de perto (Foto Wikimedia Commons)
Ilhas Senkaku/Diaoyu (Foto Wikimedia Commons)

 

Abe, que visitou a Ilhas Ishigaki de Okinawa nesta quarta-feira e foi informado pela Guarda Costeira sobre a situação de segurança em torno das ilhas disputadas, disse que os navios do governo chinês  têm elevando a tensão na região, entrado frequentemente nas águas próximas as ilhas no Mar da China Oriental.

O premiê incentivou a Guarda Costeira a manter seu bom trabalho e prometeu liderar os esforços para  proteger a população japonesa e o território, águas e ar do Japão.

Mais tarde, em um discurso público na cidade de Ishigaki, Abe salientou que as Senkakus são parte integrante do território japonês historicamente e em termos de direito internacional, não existindo qualquer litígio sobre a sua soberania. Esta foi a primeira visita de um premiê japonês a Ilha de Ishikagi em 48 anos.

Abe também visitou a Ilhas de Miyaki e inspecionou a base aérea da Força de Autodefesa. Ele incentivou os militares a ficarem alerta e vigilância sobre o espaço aéreo circundante.

As informações são da rede NHK.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ministro da Defesa do Japão deve visitar Europa para discutir formas de evitar conflitos

Next Article

Quarta rodada de negociações entre Coreia do Sul e do Norte termina sem avanços

Related Posts