Líderes de Japão e Rússia confirmam reunião marcada para novembro

Abe e Putin reafirmaram o compromisso que acontecerá à margem do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em Pequim.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reafirmaram o compromisso de uma reunião à margem do fórum Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que será realizado em Pequim no próximo mês.

 

Abe e Putin em Milão (Imagem: Reprodução/NHK)
Abe e Putin tiveram uma conversa de 10 minutos em Milão (Imagem: Reprodução/NHK)

 

A tão esperada reunião entre Abe e Putin foi confirmada nesta sexta-feira (18), em Milão, onde os dois chefes de Estado se encontram com líderes dos 53 países que formam o Fórum Ásia-Europa (Asem).

A cúpula de dois dias, que terminou nesta sexta-feira, abordou sobre as “incertezas” econômicas e de segurança, conflitos geopolíticos, como o da Ucrânia, além de terem tratado sobre as questões envolvendo o preocupante surto do vírus do Ebola na África.

Durante o breve encontro com o presidente russo, que teve a duração de 10 minutos, o premiê japonês mencionou a importância de realizar um diálogo “político bilateral”, apesar das difíceis circunstâncias envolvendo os dois países.

As tensões entre Rússia e Japão envolvem, principalmente, disputas territoriais. Mas as recentes sanções impostas pelo governo japonês após o envolvimento de Moscou com a crise na Ucrânia, agravou a já deteriorada relações entre os dois países. Portanto, é esperado que os dois líderes cheguem ao um consenso durante a então programada reunião em Pequim.

(Com informações da NHK News.jp)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Mais pessoas desistem de retornar às suas casas em Fukushima

Next Article

Ministra da economia do Japão entrega o cargo

Related Posts