Michelle Obama inicia primeira visita ao Japão

A primeira-dama dos EUA aterrissou às 17h locais (5h de Brasília) no aeroporto de Haneda.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, inicia nesta quarta-feira (18) sua primeira visita oficial ao Japão. Durante sua estadia de três dias no país, serão tratados assuntos como “juventude, educação, saúde e bem-estar”, com agenda prevista em Tóquio e Kyoto, segundo o programa divulgado por sua assessoria.

Michelle, que aterrissou às 17h locais (5h de Brasília) no aeroporto de Haneda, se reunirá em Tóquio com o primeiro-ministro Shinzo Abe. A agenda da primeira-dama inclui um encontro com Akie Abe, esposa do premiê japonês. Ambas vão participar de um encontro com estudantes universitárias e falarão sobre a importância da educação para as mulheres.

Um dos objetivos da visita de Michelle é reafirmar a importância acordada pelos dois países à educação, especialmente das meninas, em todo o mundo, com destaque para as que vivem em países em desenvolvimento.

A capital japonesa é o primeiro destino de uma viagem pela Ásia que a levará a Kyoto (oeste) para visitar os famosos templos milenares, além de Osaka, onde se encontrará com funcionários diplomáticos americanos. A viagem de Michelle inclui ainda o Camboja, onde estará nos dias 21 e 22 de março.

A primeira-dama americana está envolvida em uma campanha internacional denominada “Let Girls Learn” (Deixe as Meninas Aprenderem, em tradução livre), que tem como objetivo arrecadar fundos e apoiar o ensino de adolescentes nos países nos quais as meninas têm dificuldades para ter acesso à educação.

Segundo Michelle, 62 milhões de meninas no mundo inteiro se encontram fora das escolas, sem acesso à educação devido à pobreza e ameaça terrorista. A primeira-dama disse que espera fortalecer a cooperação entre as organizações de assistência internacional apoiadas pelos governos dos dois países.

Esta é a primeira visita de Michelle ao arquipélago japonês desde que seu marido, Barack Obama, foi eleito presidente dos Estados Unidos. Quando Obama viajou ao Japão, em abril do ano passado, Michelle ficou em Washington com as filhas do casal.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio renova alta em 15 anos com otimismo sobre a economia do Japão

Next Article

Resultados do 11º dia do Torneio de Sumô de Primavera 2015

Related Posts