Política

EUA instam China a resolver disputa por ilhas com Japão através do diálogo

O governo norte-americano apresenta cada vez mais preocupação com um possível confronto armado entre o Japão e a China.

Do Mundo-Nipo

O governo dos Estados Unidos rejeitou as críticas da China  sobre a declaração da Secretária de Estado Hillary Clinton a respeito da disputa pelas ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, conforme divulgou nesta quarta-feira a rede NHK. Os EUA instaram a China a resolver o conflito através do diálogo.

Na última sexta-feira (18), Hillary disse que os EUA se opõem a qualquer ação unilateral que visem prejudicar o controle do Japão sobre as Ilhas Senkaku, reivindicadas pela China e Taiwan.

O governo chinês tem repetido suas críticas sobre as observações de Clinton, advertindo que os EUA deveriam ter cuidado com suas palavras e ações.


saiba mais


Navio chinês é visto perto de ilhas em disputa com Japão


Navios chineses navegam em águas japonesas perto de Ilhas Senkaku


A porta-voz norte-americana do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse a imprensa na terça-feira  que Hillary apenas reiterou a posição do governo sobre a disputa, acrescentando que a China deve tentar resolver a questão com o Japão através do diálogo, ao invés de apontar a sua preocupação com os EUA.

O governo norte-americano apresenta cada vez mais preocupação com  um possível confronto armado entre o Japão e a China.

Um aeronave chinesa invadiu o espaço aéreo japonês sobre as ilhas, conhecidas também como Diaoyu, no mês passado. Além disso, doze aviões do governo chinês, incluindo militares, aproximaram-se do zona aérea do Japão sobre o Mar da China Oriental no dia 10 de janeiro, levando aeronaves interceptoras japonesas disputa. Atividades marítimas da China também tem sido frequentes.

O governo dos EUA está aumentando a pressão sobre a China via diplomacia para evitar tensão militar na área.

 

Veja mais notícias sobre Política em mundo-nipo.com/politica. Siga oMundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

 

Comentários

Deixe de comentário

*