Abe e Obama concordam em fortalecer laços bilaterais

Obama disse que o Japão é um dos mais próximos aliados dos EUA e sua aliança é a base central para segurança na região Ásia-Pacífico.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe 002 (Foto: Nippon News)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Nippon News)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordaram na sexta-feira em reforçar os laços bilaterais de segurança na Ásia, em resposta as crescentes ambições da Coreia do Norte e tensões perto das ilhas sob disputa no Mar da China Oriental.

Os dois líderes também confirmaram que Tóquio não precisará remover as tarifas de todos os setores comerciais para se juntas as negociações de Parceria Trans-Pacífica.

Obama disse que o Japão é um dos mais próximos aliados dos EUA e sua aliança é a base central para segurança na região Ásia-Pacífico.

De acordo com informações da rede NHK, Abe disse que ele e Obama concordaram que o lançamento de mísseis da Coreia do Norte e o recente teste nuclear são inaceitáveis. Os líderes também consentiram que ambos os países devam trabalhar juntos para uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contra o governo norte-coreano.

Quanto as ações da China na região perto das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, Abe disse eles deveriam proteger a região sob a aliança Japão-EUA e criar ordem de acordo com a lei, não pela força. Ele afirmou que o Japão responderá com calma a qualquer contingência na região, conforme fez antes.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

FJSP apoia MONDO TARANTINO - 20/fev a 17/mar

Next Article

Navio pesqueiro da China invade águas japonesas perto das Ilhas Senkaku

Related Posts