Japão protesta contra presença militar russa em ilhas disputadas

Rússia planeja enviar uma divisão militar às ilhas reivindicadas pelo Japão como seu território.
Ilhas Curila ou Territorio do Norte Foto GoogleMaps Montagem Mundo Nipo
Foto: Google Maps/Montagem Mundo-Nipo

O governo do Japão protestou veementemente contra o plano da Rússia de ampliar sua força militar em ilhas disputadas entre os dois países, informou o principal porta-voz do governo japonês, na mais recente movimentação em uma disputa territorial que impacta a relação entre as duas nações desde a Segunda Guerra Mundial e impede que os dois países assinem um estagnado tratado de paz.

O porta-voz e secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, disse em entrevista coletiva, na quinta-feira (23), que o governo está monitorando de perto as ações da Rússia e analisando as informações.

“Se a movimentação levar ao reforço militar da Rússia nas ilhas, isso seria incompatível com a posição do Japão e é lamentável pois elas são inerentemente nosso território”, disse ele.

Suga fez os comentários após relatos da mídia de que o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, falou sobre um plano de enviar neste ano uma divisão militar às ilhas, incluindo áreas reivindicadas pelo Japão como seu território.

As ilhas no Pacífico Ocidental, chamadas de Territórios do Norte no Japão e de Ilhas Curilas na Rússia, foram tomadas por forças soviéticas no final da Segunda Guerra Mundial, quando 17 mil moradores japoneses foram obrigados a fugir.

(Da Agência Reuters)

Total
0
Shares
Previous Article
Principe Naruhito completa 57 anos Foto Reproducao NHK

Prestes a assumir trono do Japão, príncipe herdeiro completa 57 anos

Next Article
Algemas trafico de drogas Foto Xpress Stock Photo Montgem MN

Japão apreende quantidade recorde de drogas em 2016

Related Posts