Prefeito de Nago critica pedido do governo para transferência de base dos EUA

O governo japonês pediu a aprovação da província para a realocação da base norte-americana.

Do Mundo-Nipo

Base Aérea norte-americana de Futenma, em Okinawa (Foto: Aflo Images)
Base Aérea norte-americana de Futenma, em Okinawa (Foto: Aflo Images)

O prefeito de Nago, Susumu Inamine, criticou o governo central do Japão neste sábado pela apresentação de um pedido de aprovação às autoridade de Okinawa para recuperação das terras onde será realocada uma base militar dos Estados Unidos.

“As pessoas na prefeitura (Okinawa) estão irritadas (com o governo central) por ir em frente com os procedimentos  de forma a enganá-los”, disse Inamine para o Ministro de Estado encarregado das questões relacionadas a Okinawa, Ichita Yamamoto, em uma reunião na cidade de Nago.

Na sexta-feira, o Ministério da Defesa do Japão pediu ao governo provincial a aprovação da recuperação de terras para a construção de uma nova base aérea norte-americana, que irá substituir a de Futenma. Mas os japoneses residentes em Okinawa querem que a base seja transferida para fora da província.

A população pede a retirada da Base Aérea de Futenma devido a poluição sonora, além dos casos de violações de leis por militares norte-americanos, que seguidamente envolvem-se em acidentes de trânsito por embriagues e violência.

O governador Hirokazu Nakaima só deverá decidir sobre a aprovação dentro de um ano.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

China está disposta a melhorar relações com Japão

Next Article

Tóquio realiza a mais importante feira de anime do mundo

Related Posts