Panetta: “EUA estão preparados para qualquer provocação da Coreia do Norte”

Os Estados Unidos estão “totalmente preparados” para “qualquer tipo de provocação” da Coreia do Norte.

Da agência EFE

Washington, 24 jan (EFE).- O secretário de Defesa americano, Leon Panetta, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão “totalmente preparados” para “qualquer tipo de provocação” da Coreia do Norte, que ameaçou fazer um teste nuclear.

Em entrevista coletiva, Panetta assinalou que a Coreia tem a opção de “negociar” os assuntos que preocupam a comunidade internacional ou continuar com este “comportamento provocador”.

“Os EUA estão totalmente preparados, continuamos preparados, para lidar com qualquer tipo de provocação da Coreia do Norte”, afirmou o secretário.

No entanto, desejou que o país asiático “decida que é melhor fazer parte da comunidade internacional”.

Panetta destacou que, “se levarem adiante o teste sobre o qual estão falando”, isso representaria uma “nova violação” das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da lei internacional.

Quando foi perguntado por sinais nos últimos dias sobre a realização desse teste, ressaltou que “têm a capacidade de fazer este teste de uma forma que é muito difícil determinar se o realizaram ou não”.

A Coreia do Norte já realizou testes nucleares em 2006 e 2009 e conseguiu avanços importantes em sua tecnologia de mísseis com o lançamento em dezembro de um foguete, supostamente com fins científicos, que na terça-feira foi condenado pelo Conselho de Segurança da ONU. EFE

 

Veja mais notícias sobre Política em mundo-nipo.com/politicaSiga também o Mundo-Nipo noTwitter e Facebook.

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

EUA condenam provocação da Coreia do Norte por testes nucleares

Next Article

Samsung alcança lucro histórico de US$ 22,3 bi em 2012

Related Posts