Japão e Coreia do Sul concordam em aprofundar o diálogo

Os dois países querem trabalhar no sentido de aprofundar a comunicação em alto nível governamental.

Do Mundo-Nipo

Chanceleres de Japão e Coreia do Sul reiteraram a importância para os dois países de aprofundarem a comunicação em altos níveis governamentais, incluindo uma reunião de cúpula, informou nesta sexta-feira 26) a emissora ‘NHK’.

O chanceler do Japão, Fumio Kishida, e o da Coreia do Sul, Yun Byung-se se encontraram durante cerca de 40 minutos, em Nova York, na quinta-feira.

Kishida procurou conseguir a compreensão sul-coreana para a posição do governo japonês sobre a questão das denominadas mulheres de conforto, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele reiterou que o governo vai manter sua declaração emitida em 1993 que manifestava desculpas e remorso sobre esta questão. Kishida também disse que esta questão exige esforços mútuos para a consecução de uma resolução.

Yun repetiu a posição sul-coreana de que o Japão deve adotar uma ação concreta.

Kishida e Yun concordaram que, a despeito das difíceis questões bilaterais, é importante trabalhar no sentido de aprofundar a comunicação em alto nível governamental, incluindo uma reunião de cúpula.

O premiê japonês, Shinzo Abe, e a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, não realizaram nenhuma reunião de cúpula desde que assumiram a direção de seus países, e isto devido a questões de ordem histórica e territorial.

Resumo: Os dois países querem trabalhar no sentido de aprofundar a comunicação em alto nível governamental.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar sobe ante o iene e o euro após dados econômicos positivos dos EUA

Next Article

Monte Ontake entra em erupção no Japão

Related Posts