Aécio Neves segue como o candidato mais votado no Japão

Em Gunma, Aécio obteve mais de 90% dos votos válidos. O tucano recebeu mais de 3 mil votos, enquanto Dilma obteve menos de 400.

Do Mundo-Nipo

Aécio Neves (PSDB) continua como o candidato mais votado por brasileiros residentes Japão, onde a votação do segundo turno da eleição presidencial do Brasil, neste domingo (26), mostrando resultados semelhantes à votação do primeiro turno. O resultado total dos votos fora do Brasil serão divulgados ainda hoje a partir das 19h (de Brasília). No entanto, mais de 60 países já tiveram votações encerradas. Ao todo, ela ocorre em 135 cidades de 89 países.

 

Aécio Neves (Foto: Creative-Commons/Edição MN)
Aécio é amplamente preferido pelos eleitores brasileiros no Japão (Foto: Creative-Commons/Edição MN)

 

Em Oizumi, na província de Gunma, Aécio obteve mais de 90% dos votos válidos nas 14 seções. O tucano recebeu 3.350 votos, enquanto que Dilma Rousseff (PT) obteve 349.

O comparecimento nas seções eleitorais em Gunma foi de 73,2%, de um total de 5.383 eleitores registrados. Oizumi abriga 14 seções eleitorais, de um total de 93 espalhadas por 10 cidades japonesas.

Os números dos votos foram obtidos através dos boletins das urnas que ficaram à disposição da imprensa para divulgação após a apuração.

Em Nagoya, na província de Aichi, Aécio segue com 5.313 votos contra 587 dados à candidata Dilma Rousseff (PT). O resultado, ainda não oficial, é referente a todas as 29 urnas apuradas no Consulado em Nagoya e na agência do Banco do Brasil.

Os eleitores atenderam aos pedidos dos Consulados e se dirigiram aos locais de votação em diferentes horários neste domingo (26), não se concentrando tanto no período da manhã. Tanto é que uma hora depois de serem abertas as urnas já não havia filas do lado de fora do Consulado de Nagoya e do BB.

Muita gente se utilizou das redes sociais, como Twitter ou Facebook, para saber qual seria a melhor hora para votar sem ter que enfrentar fila.

A consulesa adjunta em Nagoya, Gabriela Resendes, disse que vários fatores contribuíram para o bom andamento do segundo turno, como o dia sem chuva e o fato de muitos eleitores já saberem onde eram suas seções. “Além disso, das 252 pessoas que participaram da eleição na jurisdição do Consulado de Nagoya, 85% eram voluntárias, isto é, um número maior do que no primeiro turno”, disse.

Muitos eleitores brasileiros aproveitaram para pegar formulários para justificar a ausência no primeiro turno. Segundo a consulesa, estas pessoas devem preencher os formulários, os quais podem ser obtidos também no site do Consulado de Nagoya, preenchê-los, anexar os documentos pedidos e enviar para o Cartório Eleitoral do Exterior, com sede em Brasília. Esse procedimento também é válido em alguns dos demais colégios eleitorais no Japão.

O resultado oficial da apuração no Japão será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após as 6h locais de segunda-feira (18h deste domingo pelo horário de Brasília).

Fonte: Revista japonesa Alternativa Online / Agência Estado.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Festival de Cinema de Tóquio dá ênfase à animações

Next Article

Homem esfaqueia transeunte em Tóquio porque “queria ser preso”

Related Posts