Osaka tenta aliviar carga militar norte-americana de Okinawa

Os líderes querem que o governo central examine se outras partes do país podem receber os voos do Osprey.

Do Mundo-Nipo

O prefeito da cidade de Osaka, Toru Hashimoto, e o governador da província de Osaka, Ichiro Matsui, propuseram neste sábado que os líderes locais em Kansai instem o governo central a considerar a transferência do MV-22 Osprey para outros locais do país.

 

Aeronave militar dos EUA V-22 Osprey tiltrotor . (Foto: James Haseltine / Força Aérea Dos EUA)
Aeronave militar dos EUA V-22 Osprey tiltrotor . (Foto: James Haseltine / Força Aérea Dos EUA)

 

Hashimoto e Matsui acreditam que o governo central deve examinar se os aeroportos ou instalações da Força Aérea de Autodefesa em outras partes do país podem receber os exercícios de voo pelas aeronaves Osprey da Base Aérea dos Estados Unidos em Futenma, Okinawa.

Hashimoto, que também atua como co-líder da Nippon Ishin no Kai (Partido da Restauração do Japão), e Matsui, secretário-geral do grupo de oposição, sugeriram a idéia em uma reunião da União dos Governos de Kansai, que consiste em sete províncias e quatro cidades da região.

No encontro, os dois propuseram ao governo central no início deste mês que parte dos exercícios MV-22  fossem transferidos para o Aeroporto de Yao, na Prefeitura de Osaka. Eles também instaram os líderes locais a tomarem medidas para ajudar a reduzir a carga de Okinawa sobre a hospedagem do exército dos EUA.

Contudo, os líderes não chegaram a um acordo devido, em parte, as preocupações sobre o impacto negativo que a medida terá sobre os moradores e autoridades da cidade de Yao.

O híbrido Osprey, que decola e pousa como um helicóptero, mas voa como um avião, se envolveu em dois acidentes de alto nível no exterior no ano passado, fazendo com que os moradores de Okinawa fiquem alarmados.

As informações são da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Cientistas japoneses clonam camundongo a partir de gota de sangue

Next Article

Tepco identifica altos níveis de radioatividade em água subterrânea de Fukushima Daiichi

Related Posts