Os melhores cursos de idiomas online gratuitos, incluindo japonês

Veja a lista de cursos gratuitos e de boa qualidade com mais de 40 idiomas, incluindo alemão, árabe, chinês, grego, inglês, japonês, romeno e até urdu.
Curso de idiomas online | ©Depositphotos
©Depositphotos

É de conhecimento geral que o domínio de um idioma estrangeiro aumenta as chances de conseguir um bom emprego. Cursos de idiomas tradicionais, no entanto, costumam pesar no bolso e exigem uma frequência presencial que nem sempre pode ser cumprida.

A boa notícia é que muitos cursos de idiomas online têm se destacado ultimamente, principalmente pela melhora na qualidade, com alguns chegando a rivalizar com os cursos tradicionais, se tornando assim uma boa opção para quem tem pouco tempo e/ou dinheiro, mas precisa aprender algum idioma para se atualizar no mercado de trabalho ou até nos estudos.

Pensando nisso, o Mundo-Nipo selecionou 10 sites que oferecem bons cursos de idiomas online. O melhor é que todos são gratuitos.

Veja a lista com 10 cursos online gratuitos (em ordem alfabética):
1. Alemão

Falada por quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo, a língua alemã também é bastante utilizada no cenário econômico.

O site Busuu, todo em português, oferece cursos com exercícios, conversação, testes e outros materiais no idioma. É necessário apenas criar um cadastro. Além do alemão, o site também oferece cursos de inglês, turco, árabe, italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol – todos gratuitos.

2. Chinês

Curso de iniciação em mandarim chinês com 6 horas de duração e que oferece conteúdos para a introdução ao idioma como estrutura das palavras e pronúncia. É indicado para quem não possui nenhum conhecimento no idioma por oferecer um material de fácil compreensão.

Este curso pertence ao ‘The Open University’, que oferece diversos cursos gratuitos online, entre eles o de idiomas. Há também conteúdos pontuais e introdutórios para outros idiomas como inglês, alemão, italiano e francês.

3. Espanhol

Considerada a segunda língua mais falada em todo o mundo, o espanhol é muito procurado por brasileiros devido a sua similaridade com nosso idioma local. O curso do site Livemocha traz conteúdos gratuitos para iniciantes e pessoas com nível intermediário. Por ter diversas versões, dependendo de cada país onde é falado, neste curso o idioma espanhol é baseado no que é falado no México. O site, no entanto, garante que as diferenças em vocabulário, gramática e pronunciação são pequenas e não prejudicam a boa comunicação.

Há também o curso introdutório de 20 horas da The Open University, que traz acesso aos fundamentos do idioma espanhol com aulas em áudio e vídeo, além de informações sobre a sociedade e cultura espanhola.

4. Esperanto

O Esperanto foi criado com o objetivo de ser um idioma fácil de aprender, politicamente neutro e que pudesse promover a paz e a compreensão entre as pessoas de diferentes línguas. Mais de 2 milhões de pessoas falam o idioma atualmente.

O site Livemocha oferece conteúdos, em português, para iniciantes e até avançados no Esperanto. O site também possui cursos gratuitos de idiomas como coreano, sérvio, islandês, hebraico, híndi, entre outros.

5. Francês

Os conteúdos gratuitos do site Open Learning Initiative foram desenvolvidos pela Universidade Carnegie Mellon e é necessário falar inglês para compreender as lições. O site oferece diversos cursos pontuais de idiomas.

O Francês é o que possui o curso mais completo, em dois níveis com cerca de 15 semanas de aulas cada. Atualmente também é possível aprender pronunciação em inglês e introdução ao árabe voltado para negócios.

6. Inglês

O idioma mais falado no mundo possui muitos cursos online disponíveis, no entanto a grande maioria é paga.

O site Learn English Online oferece de graça mais de 56 lições, desde o nível iniciante ao intermediário, além de dicas de pronunciação. Além disso, é possível conversar com outras pessoas que fazem o curso, por meio do fórum oferecido pelo site, e tirar dúvidas.

O aplicativo Duolingo também oferece cursos de inglês gratuitos, no entanto a metodologia utiliza páginas de internet ou documentos que precisam ser traduzidos como conteúdos para ensinar os alunos. O app pode ser baixado e utilizado de graça em dispositivos iOS e Android.

7. Italiano

O site Kultivi disponibiliza curso gratuito de italiano com 82 aulas completas do nível iniciante ao avançado. Neste curso você irá aprender o idioma de forma contextualizada. Verá não só aspectos gramaticais da língua como também aspectos culturais que auxiliam muito para a fluência no Italiano.

8. Japonês

O site da Embaixada do Japão no Brasil indica a plataforma da Fundação Japão que oferece diversos cursos online para quem deseja aprender e praticar a língua japonesa.

Os alunos podem estudar de forma independente, ter o acompanhamento de um tutor ou interagir com uma comunidade global de pessoas com interesses em comum. São diversos cursos de níveis variados, que atendem às diferentes necessidades de cada aluno.

O usuário pode optar pelos cursos de escrita, pelo curso de japonês de mangá e anime ou pelo Marugoto, um curso completo para o aprendizado do idioma e da cultura do Japão. Módulos iniciais estão disponíveis em português no site Minato da Fundação Japão em São Paulo.

9. LIBRAS básico

A Prime Cursos oferece 35 horas de curso com noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a segunda língua oficial no país e que é utilizada por surdos. O curso traz a gramática básica, formação de palavras e frases, alfabeto manual, entre outros. Mesmo gratuito, o curso oferece certificado para quem completá-lo.

10. Vários idiomas

O site da BBC Languages reúne 40 opções de idiomas para aprender gratuitamente. Desde alemão, árabe, chinês, grego e japonês até romeno e urdu. A página oferece vídeos, áudios, vocabulário, gramática, atividades e testes para todas as línguas.

É necessário apenas que já tenha algum conhecimento da língua inglesa, pois todos os conteúdos estão neste idioma.

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos

Total
1
Shares
Previous Article
Notebook | ©Depositphotos

Os melhores notebooks custo-benefício do mercado

Next Article
Casal fazendo compras no Shopping | ©Depositphotos

Kismia, o site de relacionamentos para quem quer conhecer pessoas ricas

Related Posts